O que é cadeia alimentar? A cadeia alimentar representa uma sequência de seres vivos na qual um organismo serve de alimento para o outro. Por meio dessa cadeia, ocorre a transferência de matéria e energia no ecossistema.
Full Answer
Qual a importância da cadeia alimentar?
Cadeia ou teia alimentar? A cadeia alimentar é uma sequência de seres vivos na qual um serve de alimento para o outro. Por meio dela, ocorre a transferência de matéria e energia no ecossistema. Cada organismo ocupa uma posição dentro da cadeia alimentar, que é determinada pelo tipo de alimento e pela forma como ele se alimenta.
Quais são os exemplos de cadeia alimentar terrestre?
No exemplo apresentado, temos uma cadeia alimentar terrestre, na qual é possível observar uma planta, um rato, uma cobra e um gavião. A planta é o produtor dessa cadeia alimentar, pois é capaz de produzir seu próprio alimento por meio da fotossíntese. Ela serve de alimento para o rato, o qual se comporta, portanto, como um consumidor primário.
Quais são os seres produtores da cadeia alimentar?
Uma cadeia alimentar quase sempre começa com um vegetal (produtor) que é consumida por um animal (consumidor). Há outros seres produtores também como as algas do reino protista.
Qual a diferença entre cadeia alimentar e teia alimentar?
Essa sequência de seres vivos em que um serve de alimento para o outro pode ser chamada tanto de cadeia alimentar quanto de teia alimentar, sendo essa última denominação no caso de cadeias alimentares interligadas. Cada etapa da cadeia alimentar é chamada de nível trófico.
Qual é a definição de uma cadeia alimentar?
Cadeia alimentar é a relação entre matéria e energia que os seres vivos utilizam para sobreviver, ou seja, as relações necessárias para a busca de energia por meio da alimentação. De forma simplificada, pode-se classificar como cadeia alimentar a sequência de organismos que servem de alimento uns para os outros.
O que é cadeia alimentar e qual sua função?
A cadeia alimentar é um processo de troca, em que cada ser vivo consegue obter os nutrientes necessários para sua sobrevivência. Trata-se de um processo responsável por sustentar e equilibrar o ecossistema e depende diretamente de cada uma das etapas: produção, consumo e decomposição.
Qual é a cadeia alimentar da?
A cadeia alimentar é composta por três principais grupos de seres vivos: os produtores, os consumidores e os decompositores. Cada um deles representa um nível trófico do fluxo de energia transmitido através da alimentação. O primeiro nível trófico é formado pelos produtores e o último são os decompositores.
Quais são os tipos de consumidores na cadeia alimentar?
Os consumidores são considerados heterotróficos, pois dependem de outros organismos para obterem sua energia. Entre os organismos consumidores estão os seres decompositores, onívoros, carnívoros e herbívoros.
Qual é a importância da cadeia alimentar?
Importância de se conhecer as Cadeias Alimentares A observação da cadeia alimentar leva ao entendimento de toda a seqüência de alimentação dos animais que vivem em determinado ecossistema. Pode-se também examinar o conteúdo estomacal de animais e assim perceber essa seqüência.
Qual é a função do produtor na cadeia alimentar?
Produtores: Organismos produtores correspondem ao primeiro nível trófico em qualquer cadeia alimentar analisada. Nele se encontram os seres capazes de produzir seu próprio alimento, ou seja, organismos autotróficos.
Qual é a ordem de uma cadeia alimentar?
Na ordem hierárquica, as plantas são as produtoras, os animais são os consumidores e os fungos e bactérias são os decompositores.
Quem são os consumidores terciários?
O consumidor terciário é aquele que se alimenta do secundário, como é o caso da cobra alimentando-se do sapo. Se no exemplo algum organismo estivesse alimentando-se do consumidor terciário, esse seria chamado de consumidor quartenário, e assim sucessivamente.
O que é cadeia alimentar 7 ano?
→ Cadeia alimentar As cadeias alimentares mostram o fluxo de nutrientes entre os níveis tróficos. Nesse caso, verifica-se um fluxo sempre retilíneo e unidirecional e cada espécie ocupa apenas um nível trófico.
Quantos consumidores há nessa cadeia alimentar e quais são eles?
Consumidores primários: Representados pelos herbívoros, alimentam-se dos seres produtores. Consumidores secundários: Representados pelos carnívoros, alimentam-se dos consumidores primários. Consumidores terciários: Representados pelos carnívoros de grande porte e predadores.
O que é um consumidor primário secundário e terciário?
Os consumidores primários são aqueles que se alimentam dos produtores, constituindo o segundo nível trófico. Já os consumidores secundários são aqueles que se alimentam dos primários; os terciários consomem os secundários e assim por diante.
Quem são os consumidores secundários e os decompositores?
Produtores: produzem a própria energia, como as plantas e o fitoplâncton. Consumidores: animais que se alimentam de produtores e/ou outros consumidores; podem ser herbívoros, onívoros ou carnívoros. Decompositores: ocorrem em todos os níveis e decompõem matéria orgânica, devolvendo o essencial para a natureza.
Níveis tróficos
Os níveis tróficos são divididos em três principais ramificações: produtores, consumidores e decompositores. A cadeia alimentar é um dos ciclos que ocorre no meio ambiente, e essa relação ajuda a equilibrar o ecossistema, portanto todas as espécies são extremamente importantes para cada uma das etapas existentes.
Exemplos de cadeias alimentares
Entender as relações do ecossistema é extremamente importante, sobretudo para que possamos ter noção do quanto pequenas modificações podem ser impactantes para o equilíbrio do meio ambiente.
Conheça o Coach COC e organize seus estudos!
O aplicativo Coach COC é o seu novo parceiro para os estudos! Ele vai te ajudar a organizar a sua rotina e planejar seu dia a dia. Acesse a página do app e baixe agora mesmo!
Componentes da cadeia alimentar
Os componentes da cadeia alimentar correspondem a toda parte viva que a compõe. Eles são classificados em produtores, consumidores e decompositores, cada um deles representa um nível trófico.
Teia Alimentar
A teia alimentar consiste na interligação entre várias cadeias alimentares. Elas representam de fato o que ocorre na natureza, pois demonstram as diversas relações que existem entre os seres vivos.
O que é cadeia alimentar?
A cadeia alimentar representa uma sequência de seres vivos na qual um organismo serve de alimento para o outro. Por meio dessa cadeia, ocorre a transferência de matéria e energia no ecossistema.
Alterações das cadeias alimentares
Alterações dentro das cadeias alimentares podem desencadear o desequilíbrio de todo um ecossistema. Essas alterações, muitas vezes, são causadas pela ação do homem – um exemplo é a introdução de espécies em um ambiente fora da sua área de distribuição nativa.
Animais onívoros
Os animais onívoros habitualmente apresentam uma dieta ampla e podem alimentar-se de animais, plantas e algas. São exemplos de onívoros o ser humano e os corvos.
Cianobactérias
As cianobactérias são organismos procariontes, microscópicos e fotossintetizantes. Muitas espécies produzem toxinas que podem causar sérios problemas à saúde...
Ciclo do carbono
O carbono é um elemento encontrado de diversas formas na natureza e faz parte da composição dos seres vivos. O seu ciclo é influenciado pelas ações humanas.
Ciclo do enxofre
Macronutriente essencial à vida, o enxofre integra a síntese de proteínas. Apresentando diversas formas, ele passa em seu ciclo por etapas no solo, na água e na...
Ciclo do oxigênio
O ciclo do oxigênio envolve diversos processos, como a respiração celular, na qual ocorre assimilação do oxigênio pelos organismos, e a fotossíntese, que o...
Quem são os produtores, consumidores e decompositores
Uma cadeia alimentar é a série de organismos que interagem através relações alimentares. Uma cadeia alimentar quase sempre começa com um vegetal (produtor) que é consumida por um animal (consumidor).
Pirâmides de biomassa
Perda de matéria e energia – Em cada nível trófico ao longo de uma cadeia alimentar, há sempre uma “perda” de matéria e energia nas formas de resíduos (por exemplo, dióxido de carbono, fezes, calor e energia cinética (por exemplo, temperatura corporal constante de mamíferos, a energia usada para mover).
Controle biológico
Pragas – As pragas podem ser plantas ou animais. Eles geralmente são introduzidos do exterior. Devido à sua capacidade de sobreviver e reproduzir com sucesso no habitat australiano e na falta de predadores ou parasitas, eles alcançam números de populações de pragas, competindo com a flora e a fauna nativas.
O que é nível trófico?
Nível trófico é a posição ocupada pelos organismos dentro da cadeia alimentar, que é determinada pelo tipo de alimento ingerido. Em cada nível trófico existe um grupo de seres vivos com as mesmas características alimentares.
Exemplos
As cadeias alimentares podem ser terrestres ou aquáticas. Um exemplo de cadeia alimentar terrestre é composta por uma planta, um rato, uma cobra e um gavião. A planta é o produtor dessa sequência, visto que é capaz de produzir seu próprio alimento por meio da fotossíntese.
Impactos da extinção de espécies
A cadeia alimentar representa as relações de alimentação existentes em um ecossistema, ou seja, analisando a cadeia alimentar, vemos qual ser vivo serve de alimento para outro. A extinção de espécies afeta negativamente a cadeia alimentar, já que aquele ser vivo que serviria de alimento para outro, agora não existe mais.
Cadeia ou teia alimentar?
As cadeias alimentares são lineares e, por isso, não mostram a verdadeira complexidade de um ecossistema. Isso se deve ao fato de que em um dado ambiente, um animal pode ser um consumidor secundário e terciário.
O Que É Cadeia Alimentar?
Níveis tróficos Da Cadeia Alimentar
Exemplo de Cadeia Alimentar
Alterações Das Cadeias Alimentares
- A teia alimentarconsiste na interligação entre várias cadeias alimentares. Elas representam de fato o que ocorre na natureza, pois demonstram as diversas relações que existem entre os seres vivos. Em uma cadeia alimentar o fluxo das setas é no sentido unidirecional. Enquanto isso, na teia alimentar existem várias setas devido ao maior número de int...
Exercícios sobre Cadeia Alimentar