Algumas pessoas relatam melhoria do sono com Spirulina graças a grande quantidade de nutrientes. 4 A Spirulina é aprovada pela Anvisa? Sim, além de aprovada, seu consumo não exige receita médica. Para que serve?
Full Answer
Como Usar Spirulina?
Em geral, recomenda-se o uso de 1 a 10 g por dia, variando de acordo com o objetivo do tratamento. A spirulina deve ser ingerida seguindo a orientação de um médico ou nutricionista, podendo ser consumida em uma dose única ou fracionada ao longo do dia.
Quais são os riscos da spirulina?
Algumas pessoas têm experimentado pequenas elevações na temperatura do corpo quando se toma spirulina. Embora não seja susceptível de causar picos perigosos na temperatura do corpo, febres leves prolongados e febres altas pode ser possível. Consulte um médico se essas condições persistirem. 3. Problemas digestivos:
Como a Spirulina pode ajudar no emagrecimento?
A ingestão de 6 comprimidos com 500 mg de spirulina cada, divididos ao longo do dia, por 12 semanas, pode aumentar a produção de hemoglobina e melhorar a anemia [ 1]. Porém, o uso e a quantidade de spirulina deve ser orientado por um médico ou nutricionista.
Por que tomar Spirulina pode causar dor abdominal?
Problemas no fígado: A spirulina às vezes podem ser contaminado com metais tóxicos, bactérias e outras substâncias que podem danificar o fígado. Isso pode levar a dores de estômago, náuseas e vômitos. Enquanto este é considerado um pequeno risco, consulte um médico se algum destes efeitos secundários ocorrem.
Como tomar a spirulina
A spirulina está disponível em forma de pó, comprimido e cápsulas, podendo ser ingerida com um pouco de água ou adicionada aos alimentos, como sucos, molhos, frutas ou saladas.
Possíveis efeitos colaterais
A ingestão de quantidades recomendadas da spirulina pode causar enjoo, vômitos ou diarreia em algumas pessoas.
Quem não deve tomar
Devido à ausência de estudos sobre a segurança do uso durante a gravidez e a amamentação, deve-se evitar consumir a spirulina nestas situações. Da mesma forma, essa microalga não deve ser ingerida por crianças e quem tem fenilcetonúria.
10 benefícios da spirulina
As propriedades desta bactéria podem atuar no nosso organismo como fonte de proteínas, aumento da imunidade, recuperação muscular, no controle de diversas doenças e além disso é ótima para o emagrecimento. Veja seus benefícios.
Formas de consumo da spirulina
É de extrema importância que o consumo desta substância seja associado à ingestão de água em bastante quantidade, pois a spirulina possui várias fibras insolúveis que necessitam da água para que suas propriedades sejam bem aproveitadas.
Contraindicações
A spirulina é uma fonte alimentar nutritiva e natural. Porém, suas propriedades podem não ser tão benéficas para todos. Grávidas e lactantes estão entre este grupo de pessoas, no qual não é indicado o consumo da spirulina nestas condições.
Tipos de spirulina
A espirulina é comumente encontrada no mercado, em pó ou como suplemento. Dependendo do uso que alguém queira fazer dela, é recomendável uma versão em vez da outra.
Spirulina, quanto consumir por dia?
Quanto aos suplementos de spirulina, a dose normalmente recomendada é de 3 gramas por dia que, em média, seria a quantidade necessária para poder aproveitar todos os benefícios desta alga. Naturalmente, a situação pode variar de pessoa para pessoa, e mesmo de acordo com as situações específicas que a pessoa esteja passando em cada momento.
Suplementos de spirulina
Um meio muito simples de tomar esta microalga, é escolher suplementos em comprimidos ou cápsulas a serem tomadas conforme necessário, e por um período de tempo limitado. No site da Ocean Drop você pode comprar a spirulina e incluir este superalimento na sua rotina.
Spirulina, como inseri-la na dieta
Talvez você nunca tenha pensado sobre o fato de que a spirulina pode ser adicionada às tuas receitas favoritas. É na verdade um ingrediente bastante versátil na cozinha. Mas lembre-se que esta alga dará aos seus pratos uma cor verde muito característica, o que pode ser bem interessante inclusive.
Spirulina ajuda a emagrecer?
Alguns estudos indicam que a spirulina juntamente com uma alimentação saudável pode favorecer a perda de peso, já que pode funcionar como um inibidor do apetite e controlar a saciedade, pois é rica em fenilalanina, um aminoácido precursor do hormônio colecistoquinina, que determina o nível de saciedade do estômago.
Informações nutricionais
A tabela a seguir indica o valor nutricional da spirulina por cada 100 gramas, as quantidades podem variar dependendo da espécie e do cultivo da planta:
Para que serve a Spirulina
A spirulina serve para prevenir e tratar diversas doenças, como hipertensão, dislipidemia, rinite alérgica, anemia, diabetes e síndrome metabólica, já que é uma alga rica em vitaminas e minerais, clorofila, proteínas de alta qualidade, ácidos graxos essenciais e antioxidantes.
Cultive a sua spirulina
Esta é uma proposta saudável para aqueles que, podendo ingerir spirulina, não têm certeza da qualidade e procedência desta disponível no mercado – cultivar a sua, em casa.
E quanto às doses de spirulina?
Outra recomendação importante para quem quer tomar spirulina é a de, sempre, respeitar a dosagem prescrita, em função do problema de saúde ou necessidade que o levam a suplementar sua alimentação com este ser vivo.
O que é a Spirulina?
Embora ela seja conhecida como uma alga verde-azulada, a Spirulina na verdade é uma cianobactéria. Trata-se de uma bactéria fotossintetizante, que vive em lagos e rios de pH elevado, extremamente nutritiva (podendo ser consumida pelos seres humanos e outros animais).
Para que serve a Spirulina?
A Spirulina é um alimento completo, rica em vários nutrientes, que pode ser utilizado como suplemento dietético (inclusive para evitar a desnutrição).
Benefícios da Spirulina para a saúde e boa forma
A deficiência de nutrientes em geral estimula uma maior ingestão de alimentos, como uma tentativa do nosso corpo se abastecer daquilo que está faltando.
Dosagem e contraindicações
Com relação às dosagens, o padrão diário para um indivíduo adulto é de 4 a 6 comprimidos de 500 mg (em outras palavras, de 2 a 3 g ao dia). Apesar de ser utilizada até por crianças, ainda não foi estabelecido uma dose segura e eficaz de spirulina para os menores de 18 anos.
Interações medicamentosas e alimentares
Ainda considerando os benefícios da Siprulina para reforçar o sistema de defesa do organismo, ela pode neutralizar a eficácia de fármacos imunossupressores, como prednisona, metotrexato, ciclosporina, adalimumabe, etc.
Efeitos Colaterais
Os possíveis efeitos colaterais da Spirulina são febre (o alto teor de proteína aumenta o metabolismo, o que eleva a temperatura corporal), gases, fezes escuras (pelo fato de ajudar a remover resíduos acumulados no cólon, podendo até ser da cor verde por conta da clorofila), sonolência (graças a sua propriedade desintoxicante) e até mesmo excitação (pela conversão do seu conteúdo proteico em energia térmica)..
Considerações finais
A spirulina é uma cianobactéria muito saudável e nutritiva que pode realmente ajudar a controlar os níveis de colesterol, diminuir a pressão arterial sanguínea e a regular o açúcar no sangue, dentre vários outros benefícios.
1. Edema
Pessoas com rins fracos ou mau funcionamento não podem fazer o uso da spirulina. Pois, ela foi associada com o inchaço das extremidades e outras partes do tecido do corpo, também conhecida como edema.
2. Febre
Algumas pessoas têm experimentado pequenas elevações na temperatura do corpo quando se toma spirulina. Embora não seja susceptível de causar picos perigosos na temperatura do corpo, febres leves prolongados e febres altas pode ser possível. Consulte um médico se essas condições persistirem.
3. Problemas digestivos
Este é um dos efeitos colaterais e contraindicações da spirulina. A spirulina podem causar problemas digestivos leves, como dor abdominal, gases e prisão de ventre. Acredita-se que a spirulina pode contribuir para a acumulação de toxinas no cólon.
4. Problemas no fígado
A spirulina às vezes podem ser contaminado com metais tóxicos, bactérias e outras substâncias que podem danificar o fígado. Isso pode levar a dores de estômago, náuseas e vômitos. Enquanto este é considerado um pequeno risco, consulte um médico se algum destes efeitos secundários ocorrem.
10 Benefícios Da Spirulina
Formas de Consumo Da Spirulina
- É de extrema importância que o consumo desta substância seja associado à ingestão de água em bastante quantidade, pois a spirulina possui várias fibras insolúveis que necessitam da água para que suas propriedades sejam bem aproveitadas. Atualmente ela pode ser encontrada no mercado na forma em pó, em cápsulas e comprimidos. A spirulina em pó pode ser utilizada junt…
Efeitos Colaterais
- “É preciso tomar muito cuidado com a dosagem”, explica a fitoterapeuta. Caso exceda-se a quantidade recomendada em nosso organismo, podemos sofrer os seguintes efeitos colaterais:
É Possível Cultivar A Spirulina em casa?
- Existem diversas técnicas e experimentos para o cultivo da spirulina, mas são poucas as que visam o consumo próprio. Segundo a fitoterapeuta, normalmente usam-se materiais como: bombas de ar, tubos de conexão, temporizador, termômetro, difusor de ar, spirulina em espécie, nutrientes para o seu cultivo, água purificada sem cloro e filtros de tecido. Uma boa alternativa …
Contraindicações
- A spirulina é uma fonte alimentar nutritiva e natural. Porém, suas propriedades podem não ser tão benéficas para todos. Grávidas e lactantes estão entre este grupo de pessoas, no qual não é indicado o consumo da spirulina nestas condições. O consumo de spirulina entre as crianças deve ser analisado pelo médico, devido a fragilidade do sistema gastr...