Retrospectiva 2020: 'Um ano de perplexidade', diz Glória Maria Nesta terça (29), a Retrospectiva 2020 revisita os acontecimentos que surpreenderam, emocionaram, amedrontaram e transformaram o mundo. É depois de 'A Força do Querer', com a apresentação de Glória Maria e Sandra Annenberg. 40 seg
Full Answer
JANEIRO
No dia 2 de janeiro, o general iraniano Qassim Soleimani foi morto em um bombardeio dos Estados Unidos que atingiu o aeroporto de Bagdá. Soleimani era considerado um dos homens mais poderosos do Irã. Em um comunicado, o Pentágono confirmou a autoria do bombardeio e disse que a ordem tinha partido do presidente americano Donald Trump.
FEVEREIRO
Com a explosão do coronavírus pelo mundo, o governo brasileiro anunciou, no dia 2 de fevereiro, que retiraria de Wuhan, cidade zero da pandemia, os brasileiros que quisessem deixar a China e voltar ao Brasil. A operação aconteceu poucos dias depois do anúncio e, em dois aviões, 34 pessoas, incluindo menores de 12 anos, conseguiram voltar ao país.
MARÇO
No dia 11 de março, a Organização Mundial de Saúde (OMS) declarou a pandemia de Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus (Sars-Cov-2). Na prática, o termo pandemia se refere ao momento em que uma doença já está espalhada por diversos continentes com transmissão sustentada entre as pessoas.
MAIO
Em maio, o presidente Jair Bolsonaro participou de uma manifestação antidemocrática e inconstitucional contra o STF e o Congresso em frente ao Palácio do Planalto. Em discurso aos manifestantes, o presidente pediu a 'Deus' para não ter problemas naquela semana porque, segundo afirmou, ele havia chegado ao limite.
JUNHO
Fabrício Queiroz foi preso em Atibaia, São Paulo, no dia 18 de junho. Ele estava na casa de Frederick Wassef, ex-advogado do senador Flávio Bolsonaro, de quem Queiroz foi motorista e assessor. Queiroz é investigado por participação na "rachadinha" na Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro, esquema em que funcionários devolviam parte do salário.
JULHO
No dia 2 de junho, o menino Miguel, de 5 anos, caiu do nono andar do prédio onde sua mãe, Mirtes Souza, trabalhava como empregada. Ele sofreu a queda enquanto Mirtes passeava com o cachorro da família para a qual trabalhava. Nesse meio tempo, Miguel estava sob os cuidados da patroa Sari Corte Real.
AGOSTO
Uma coletiva de imprensa do presidente americano Donald Trump foi interrompida no dia 10 de agosto após tiros serem disparados do lado de fora da Casa Branca. O serviço secreto dos Estados Unidos entrou na sala, interrompeu a fala de Trump e comunicou do acontecido.