Qual é a história de Samuel na Bíblia?
O nome Samuel significa “Do Senhor o pedi”. Ele foi o último dos juízes e o primeiro dos profetas na história de Israel e sua história está contada na bíblia. Ele era filho de Ana e Elcana e viveu por volta de 1095 AC.
Qual foi a função de Samuel?
Estilisticamente, o próprio Samuel é o elo entre os juízes e os reis, sendo o último juiz que ungira o primeiro rei, justificando, norteando, e dando sentido à autoridade real sobre Israel.
O que o livro de Samuel nos ensina?
O livro de I Samuel narra o ministério do Profeta Samuel, que “restaurou a lei e a ordem e a adoração religiosa regular na terra” (Bible Dictionary na Bíblia SUD em inglês, “Samuel”) depois que os israelitas se esqueceram do Senhor e adoraram ídolos em muitas ocasiões ao longo do reinado dos juízes.
Qual era a função de Samuel no templo?
I Samuel 2:18–21, 26—Samuel, ainda menino, ministrava no templo. Eli abençoa os pais de Samuel por deixarem-no servir ao Senhor. I Samuel 3:1–10, 19–20—O Senhor chama o menino Samuel. Apocalipse 3:20—Cristo está à porta, mas precisamos escutar Sua voz.
Qual a idade de Samuel quando ouviu a voz de Deus?
Quantos anos tinha Samuel quando o Senhor o chamou? Entre 4 a 6 anos de idade foi levado ao templo por seus pais para ser consagrado ao serviço sacerdotal. 3. Em 2.8 tem em torno de 7 a 9 anos; em 3.1 , segundo Flavio Josefo, tem 12 anos.
Por que Samuel era sacerdote?
Samuel não era sacerdote da linhagem de Arão Quando a Arca da Aliança foi roubada pelos filisteus, os dois filhos de Eli morreram e Samuel assumiu o ofício de sacerdote, pois o então juiz e sumo sacerdote também faleceu ao saber da notícia da morte dos filhos.
Por que podemos dizer que o livro de primeira Samuel é um livro de transição?
Samuel foi o último dos juízes, Saul foi o primeiro rei de Israel e Davi o segundo. O livro de I Samuel conta a história de transição do período dos juizes para o período dos reis. No início, o povo não entendeu bem o que era ter um rei, já que Deus era o verdadeiro rei deles.
Quando Samuel vira juiz?
Os capítulos 1–3 descrevem como o Senhor amaldiçoou e puniu a família de Eli e chamou Samuel como sumo sacerdote e juiz. Os capítulos 4–6 contam como a arca do convênio caiu nas mãos dos filisteus. Os capítulos 7–8 registram as advertências de Samuel com relação a ter falsos deuses e um rei iníquo.
Quantas vezes Samuel foi chamado por Deus?
Mas ele disse: Não te chamei eu, filho meu, torna a deitar-te. 7 Porém Samuel ainda não conhecia ao Senhor, e ainda não lhe tinha sido manifestada a palavra do Senhor. 8 O Senhor, pois, tornou a chamar Samuel pela terceira vez, e ele se levantou, e foi a Eli, e disse: Eis-me aqui, porque tu me chamaste.
A história de Samuel na Bíblia
Samuel era filho de Elcana com Ana. Elcana era um homem piedoso da região de Efraim e de linhagem levítica. Sua mãe durante um longo tempo permaneceu estéril, uma condição que lhe entristeceu muito. Por não poder gerar filhos, Ana era provocada por Penina, a outra esposa de Elcana.
O profeta Samuel como juiz de Israel
Ana cumpriu seu voto ao Senhor, e desde sua infância Samuel serviu no Tabernáculo sob os cuidados do sacerdote Eli. Nessa época ele já usava uma veste sacerdotal e um éfode de linho (Samuel 2:18; 3:1).
Samuel e a monarquia em Israel
A Bíblia não fornece muitas informações sobre a vida familiar de Samuel, mas destaca a conduta reprovável de seus filhos. Os filhos do profeta Samuel não seguiram seu exemplo e abraçaram a iniquidade. Eles até aceitavam subornos e pervertiam os julgamentos (1 Samuel 8:3).
O profeta Samuel e Davi
Saul foi incapaz de discernir e valorizar o que era espiritual. Ele advogou para si privilégios sacerdotais ao oferecer pessoalmente sacrifícios. Depois ele violou as coisas consagradas ao Senhor e desobedeceu as ordens divinas na ocasião da vitória sobre os amalequitas (1 Samuel 13:9-15:10).
A morte de Samuel
Depois da menção em Ramá entre os profetas, nada mais é dito sobre a vida de Samuel. Apenas dois versículos falam de sua morte (1 Samuel 25:1; 28:3). Samuel morreu e foi sepultado em Ramá, e houve grande lamento entre o povo. Isso demonstra que a reputação de Samuel permaneceu limpa até o fim de sua vida.
História de Samuel
Samuel é uma figura peculiar dentro do texto Bíblico. A história de Samuel já inicia de forma curiosa. Ele foi fruto de uma ação milagrosa. Sua mãe Ana era estéril (não podia ter filhos). Como era costume em Israel, o pai de Samuel tinha outra esposa que lhe gerava muitos filhos. Ana ficava muito angustiada com essa situação (I Samuel 1.1-2).
Samuel unge Davi
Saul foi ungido por Deus através da vida de Samuel. Porém mesmo sendo advertido por Samuel de suas decisões ruins, Saul desagradou ao Senhor. Então Deus ordena que Samuel consagre um novo rei para Israel.
Como morreu Samuel
Samuel já era bem velho quando ungiu a Saul. Mesmo na velhice Samuel ainda consegue proteger Davi de Saul que queria matar o jovem escolhido por Deus (I Samuel 19.18-24). Samuel morre em sua velhice. Toda a nação de Israel se reúne para lamentar a morte desse grande homem de Deus.
A infância de Samuel
Ana, a mãe do profeta Samuel, não podia gerar filhos, e isso a entristecia muito. Ana então resolveu ir até o santuário para pedir a Deus que lhe desse um filho homem.
O chamado de Samuel
Uma certa noite, quando Samuel ainda era muito jovem, Deus o chamou. Samuel primeiramente pensou que a voz era de Eli. Então ouvindo ele pela terceira vez a voz, Samuel foi até Eli e disse: “Eis me aqui, por que me chamas?”. Mas Eli disse a ele que não o tinha chamado.
Samuel, juiz de Israel
Samuel quando adulto, convocou o povo de Israel e liderou o exército em batalha contra os filisteus. E com a ajuda de Deus, os Israelitas foram vitoriosos e os filisteus derrotados. E as cidades de Ecrom e Gate, que antes tinham sido conquistadas pelos filisteus, agora foram devolvidas a Israel.
Samuel unge um rei para Israel
Samuel recebeu de Deus uma mensagem dizendo que Ele enviaria ao encontro de Samuel um homem da tribo de Benjamim. O profeta deveria derramar óleo sobre a cabeça dele como sinal de que ele haveria de dirigir o povo de Israel.
História do Profeta Samuel
Quando Samuel desmamou foi levado e entregue ao templo, onde passou toda sua infância servindo ao Senhor. Uma noite quando Samuel ainda era um menino Deus o chamou pela primeira vez, mas depois de três vezes que Deus o chamou Samuel ainda pensava que a voz era de Eli.
Samuel como Juiz de Israel
Samuel já um homem adulto, convocou o povo de Israel para lutar contra os Filisteus. Deus ficou ao lado de Samuel o tempo todo, e os Filisteus foram derrotados. Foi quando Samuel recebeu o reconhecimento de juiz de Israel e passou a viajar por todo o país para resolver questões políticas.
Saul o Primeiro rei de Israel
Um dia, Deus falou para Samuel que Saul deveria ser reconhecido como rei. Então Samuel o reconheceu em privado. Logo depois, Saul teve uma vitória militar e então Samuel chamou todo o povo de Israel e em uma cerimônia oficial todos reconheceram Saul como rei. Samuel já muito velho se despediu do povo e decidiu não liderar mais aquele país.
Ana e Penina
Segundo a Bíblia, Elcana - pai de Samuel - teve duas esposas: Ana e Penina. A poligamia era comum nos tempos do Antigo Testamento. Pelo o fato de Ana ser estéril, Elcana provavelmente se casou com Penina com o objetivo de ter descendentes. Com isso Penina teve filhos e filhas.
A oração de Ana
O ambiente de competitividade oprimia Ana. Apesar de ser amada pelo seu marido, ela se sentia triste, humilhada e muitas das vezes deixava de comer ( 1 Samuel 1:8 ).
Ana e Samuel
Ana era uma mulher de fé e compreendia que tudo dependia da vontade de Deus. E assim foi: Deus se lembrou de Ana e ela engravidou ( 1 Samuel 1:19-20 ). O menino recebeu o nome de Samuel, que significa: "Eu o pedi ao Senhor".
Ana, a profetisa
A Bíblia faz referência a uma segunda Ana no Novo Testamento, esta conhecida como 'Ana, a profetisa'. Não há nenhuma conexão da Ana do Antigo Testamento com a Ana do Novo Testamento. Segundo o trecho bíblico no Evangelho de Lucas 2:36-37, a profetisa era filha de Fanuel, da tribo de Aser.
Descrição geral
Judaísmo
Exceto pela tradição judaica e pela Bíblia, não há muitas fontes disponíveis sobre a sua existência. Portanto, é a partir dos livros que levam seu nome que se conhece sobre sua vida e sua importância na história de Israel.
A história bíblica refere que Ana, mãe de Samuel, sofria de esterilidade, o que lhe era motivo de grande humilhação, já que Penina, a outra esposa de seu marido Elcana, tinha dez filhos.
Relatos bíblicos
Os filhos de Eli, sendo filhos de Belial, iníquos e avarentos, Samuel ministrou diante de YHWH em seu lugar, sendo um rapaz cingido de um éfode de linho. Ao crescer, Samuel conquistou um favor cada vez maior com YHWH e com os homens. Como ele foi chamado por YHWH é relatado da seguinte forma:
Eli, velho e obscuro da visão, tinha deitado para dormir, como Samuel, no Templo de YHWH (De…
Discussões
A ausência de fontes confiáveis extrabíblicas sobre a vida ou os atos de Samuel suscita discussões sobre sua própria existência real. A história de Samuel liga o final do período dos Juízes (quando líderes tribais lideravam isoladamente parte das tribos de Israel contra inimigos específicos, e não havia uma união em torno de um rei) e o início do período monárquico. Estilisticamente, o próp…
Notas
1. ↑ filhos de Belial em hebraico בְּנֵֽי־בְלִיַּעַל transl. beni beliyaal = filhos da inutilidade.
2. ↑ «...e os filhos de Eli são filhos da inutilidade; não conheceram a YHWH.» (I Samuel 2:12) e segs. «Agora Eli estando muito velho; ele ouviu tudo o que seus filhos fizeram a todo o Israel, de como eles se encontravam com as mulheres (prostitutas) à porta da tenda de reunião.» (I Samuel 2:22)
Biblografia
• Guthe, Gesch. des Volkes Israel, pp. 68 et seq., Freiburg, 1899;
• idem, Bibelwörterbuch, Tübingen and Leipsic, 1903;
• H. P. Smith, Old Testament History, p. 106, New York, 1903.
https://portalebd.org.br/images/cwattachments/319_a2986b40f82bd85c7070394ae70bd586.pdf .