Receiving Helpdesk

período barroco no brasil

by Dr. Al Dare Jr. Published 4 years ago Updated 3 years ago

Qual a origem do Barroco no Brasil?

Daniela Diana. Professora licenciada em Letras. O Barroco no Brasil tem início no final do século XVII. No país, essa tendência artística teve grande destaque na arquitetura, escultura, pintura e literatura. Na literatura, o marco inicial do barroco é a publicação da obra “ Prosopopeia ” (1601) de Bento Teixeira.

Como nasceu a literatura durante o Barroco?

Assim, a escassa literatura produzida durante o Barroco nasceu principalmente entre os padres, alguns deles de elevada ilustração, ou no seio de alguma família nobre ou abastada, entre os oficiais do governo, que podiam se dar ao luxo de estudar na metrópole, e era consumida neste mesmo círculo reduzido.

Qual foi o marco inicial do Barroco?

Na literatura, o marco inicial do barroco é a publicação da obra “ Prosopopeia ” (1601) de Bento Teixeira. Na escultura e arquitetura, Aleijadinho foi, sem dúvida, um dos maiores artistas barrocos brasileiros. Foi durante o período colonial que o barroco floresceu no Brasil.

Quais são as contradições do Barroco?

O Barroco estabelece contradições entre espírito e carne, alma e corpo, morte e vida. O homem centra suas preocupações em seu próprio ser, tendo em vista seu aprimoramento, com base na cultura greco-romana.

O que foi o período barroco no Brasil?

O Barroco no Brasil foi introduzido pelos jesuítas portugueses durante o Período Colonial, com o objetivo principal de catequizar os índios. Ainda que tenha chegado sob influência de Portugal, visto que o Brasil era uma colônia portuguesa, o estilo artístico adquiriu características próprias no território brasileiro.

Quais as características do período barroco no Brasil?

O barroco no Brasil ocorreu entre 1601 e 1768, e sofreu influência das medidas da Contrarreforma Católica, ocorrida na Europa. Suas principais características são o fusionismo, o culto ao contraste, o cultismo e o conceptismo.

O que aconteceu no período barroco?

O Barroco foi um período do século XVI marcado pela crise dos valores Renascentistas, gerando uma nova visão de mundo através de lutas religiosas e dualismos entre espírito e razão. O movimento envolve novas formas de literatura, arte e até filosofia.

Quais são as características do período barroco?

As principais características do Barroco, também chamado de seiscentismo, são o dualismo, a riqueza de detalhes e o exagero. Na literatura barroca, os textos refletem elementos rebuscados e quase sempre extravagantes, onde são valorizados os detalhes em um jogo de contrastes.

Qual é o estilo barroco?

Barroco é um estilo artístico que surgiu no século XVI e se estendeu até o começo do século XVIII, caracterizado por ter uma estética com excesso de ornamentos e representações do divino. O estilo barroco é marcado pelo rebuscamento, requinte e exagero de adornos.

Qual foi o período do barroco?

O barroco no Brasil está associado a obras produzidas no período de 1601 a 1768. O estilo chegou ao país após seu surgimento na Europa, no século XVI, e teve como marcos históricos a Reforma Protestante e a Contrarreforma.

Qual a principal característica da música barroca?

A música barroca se iniciou no final do século XVI e durou até a metade do século XVIII. Este período possui um número variado de características de estilo, como o uso do baixo contínuo e a ênfase nos contrastes de textura, andamento e volume sonoro.

O que não é característica do barroco?

(CENTEC-BA) Não é característica do Barroco a: tentativa de reunir, num todo, realidades contraditórias. angústia diante da transitoriedade da vida. preferência pelos aspectos cruéis, dolorosos e sangrentos do mundo, numa tentativa de mostrar ao homem a sua miséria.

Principais autores do barroco no Brasil

Nasceu em 1561, em Portugal, e mudou-se para o Brasil em 1567. Filho de cristãos-novos, foi denunciado pela esposa como praticante do judaísmo. Acabou assassinando a mulher, provavelmente devido à prática de adultério. Assim, de volta a Portugal, em 1599, foi condenado à prisão perpétua e morreu em 1600.

Barroco na Europa

Além dos espanhóis Luis de Góngora e Francisco de Quevedo — os mais importantes autores do barroco europeu —, a Europa conta com os seguintes autores portugueses:

Artigos Relacionados

Clique para conhecer o Arcadismo, juntamente ao seu contexto histórico, suas características mais marcantes, assim como seus principais autores e influências.

Arquitetura

Os primeiros edifícios sacros de algum vulto do Brasil foram erguidos a partir da segunda metade do século XVI, quando algumas vilas já dispunham de população que o justificasse. Foram os casos de Olinda e Salvador.

Artes visuais

A condição social dos artistas e as circunstâncias de sua atuação no Brasil colonial ainda são objeto de polêmica. Não se sabe exatamente se sua atividade permanecia subordinada ao estatuto das artes mecânicas e artesanais ou se já era considerada parte das artes liberais.

Literatura

Devido a peculiaridades de sua formação como colônia, no Brasil a cultura literária custou a se desenvolver.

Artes performáticas

A música é a arte cuja trajetória durante o Barroco no Brasil é das menos conhecidas e das que deixou menos relíquias — quase tudo se perdeu. Da produção musical nativa só sobrevivem obras notáveis a partir do final do século XVIII, ou seja, quando o Barroco já estava dando lugar à escola Neoclássica.

Recepção crítica

As especificidades da cultura barroca brasileira, definindo modelos não só nas artes mas em toda a vida social, foram reconhecidas primeiramente através da atividade de algumas das primeiras academias nacionais, fundadas na Bahia no século XVIII, como a dos Esquecidos e a dos Renascidos, que articularam um discurso transfigurador da realidade local, apresentando o país como " o desdobramento de um prodígio de glórias nos três reinos da natureza, com a consagração do homem que catequizara os indígenas, expulsara os hereges e recebera a recompensa do açúcar, do ouro e outras riquezas ", como descreveu Antônio Cândido.

Conservação

A despeito do crescente prestígio que vem conquistando desde o início do século XX, o Barroco brasileiro ainda precisa de maior valorização e proteção.

Contexto histórico do barroco no Brasil

No Brasil Colônia, no século XVII, a estética barroca passou a influenciar artistas no território brasileiro. Nesse período, Salvador e Recife eram os principais centros urbanos, pois a economia do país era baseada na exploração de cana-de-açúcar, concentrada no Nordeste.

Obras do barroco no Brasil

O livro Os sermões (1679), de Pe. António Vieira, é a principal obra da prosa barroca brasileira e portuguesa, já que esse autor faz parte da literatura de ambas as nações. São textos de cunho conceptista, isto é, com uma argumentação engenhosa na defesa de uma ideia.

Autores do barroco no Brasil

Há poucas informações sobre a vida do autor. Até o momento, é sabido que nasceu em Porto (Portugal), em 1561, aproximadamente. Era filho de judeus convertidos ao catolicismo, um cristão-novo, portanto. Veio para o Brasil com seus pais, em 1567, e estudou em colégio jesuíta.

Barroco na Europa

Apesar de o barroco ser de origem italiana, os principais autores europeus desse estilo são os espanhóis Luis de Góngora (1561-1627) e Francisco de Quevedo (1580-1645). Quanto ao barroco português (1580-1756), é possível apontar os seguintes autores:

Contexto histórico

No início do século XVII o Brasil era uma colônia portuguesa. Os jesuítas sentiram necessidade de catequizar os povos indígenas para contribuir com o processo colonizador e se utilizaram do Barroco para isso, principalmente por meio da religião, que exercia influência significativa na vida das pessoas.

Características do Barroco no Brasil e na Europa

A reação ao Classicismo entre os séculos XVI e XVII levou ao surgimento do Barroco na Itália. Com características totalmente opostas, como excesso, exagero, linguagem dramática, assimetria, irregularidade, conceptismo e cultismo, o estilo Barroco ditou a cultura da época.

Artes Barrocas no Brasil

Muitas obras barrocas, principalmente na arquitetura, além de pinturas e esculturas, existem até hoje como legados do Barroco no Brasil e são considerados, inclusive, Patrimônio da Humanidade.

Principais nomes do Barroco no Brasil

O poema épico “Prosopopeia”, de Bento Teixeira (1633-1696) é considerado o marco inicial do Barroco no Brasil em 1601. O artista exalta em suas 94 estrofes o terceiro donatário da capitania de Pernambuco.

Resumo do Barroco no Brasil

O Barroco foi um movimento artístico que se desenvolveu na Europa entre o século XVIII e XIX que retomou princípios de um estilo clássico, dualista, dramático e símbolo de representação da Igreja Católica. A arte foi usada para impressionar, para promover a relação entre o divino e celestial.

Características do barroco brasileiro

O Barraco brasileiro resgata as principais características do movimento europeu, mas acrescenta referências culturais e visuais de uma população miscigenada e colonizada por mais de uma nação em algumas regiões. O contraste entre feição humana e rebuscamento estético é evidente principalmente nas esculturas. Veja as principais características:

Principais artistas e obras

A arquitetura, a pintura e a escultura foram as principais formas que se destacaram no estilo. Cada artista, em diferentes regiões do país, trouxe ao estilo uma tendência influenciada pela vida cotidiana brasileira. Os dois grandes nomes que se destacam são o escultor Aleijadinho e o pintor Mestre Ataíde.

Mapa mental

As cidades históricas brasileiras, principalmente em Minas Gerais e na Bahia retomam o que representou a arte barroca no desenvolvimento do país. Os ciclos econômicos, a presença de diferentes culturas vindas da Europa e o desenvolvimento da cultura brasileira miscigenaram, inclusive, a arte.

Vídeos sobre o Barroco com cara de Brasil

A riqueza de detalhes e a mistura de influências externas e internas deram ao Barroco brasileiro uma constituição estética bem própria. Assim, para reforçar os principais aspectos deste período histórico plural, selecionamos alguns vídeos para te ajudar nos estudos.

O Barroco no Brasil

O Barroco no Brasil aconteceu em meio a uma economia aquecida devido ao ciclo da cana-de-açúcar. O período histórico também coincidiu com as invasões holandesas em território nacional.

O Barroco na Literatura

Na literatura, encontramos no Barroco uma tendência cultista, isto é, uma produção literária que se preocupa com a forma, com o como se está dizendo. A forma do discurso aqui ganha uma importância sem precedentes e há um uso recorrente de muitas figuras de linguagem (antíteses, paradoxos, hiperbatos, etc).

A arte barroca na Europa

O estilo barroco teve início na Itália sendo, posteriormente, desenvolvido em outros países europeus na pintura, na arquitetura, na escultura, na música e na literatura.

O Barroco no Brasil

O Barroco no Brasil foi introduzido por intermédio dos jesuítas, no fim do século XVI. Só partir do século XVII, generaliza-se nos grandes centros de produção açucareira, especialmente na Bahia, através das igrejas.

O contexto histórico do barroco: resumo

O Concílio de Trento, realizado de 1545 a 1563, causou grandes reformas no Catolicismo, em resposta à Reforma Protestante de Martinho Lutero. Assim, a autoridade da Igreja de Roma foi vigorosamente reafirmada, depois de perder muitos fiéis.

Características do Barroco

O Barroco é um estilo de época marcado pela oposição e pelo conflito, o que acaba revelando uma forte angústia existencial. Dessa forma, as obras literárias dessa época apresentam visões opostas (aproximação de opostos), tais como:

Barroco na Europa

O Barroco surgiu na Itália e espalhou-se pela Europa e América. No entanto, os maiores nomes da literatura barroca europeia são os espanhóis Luis de Góngora (1561-1627) e Francisco de Quevedo (1580-1645). Já o Barroco português (1580-1756) contou com estes autores:

Características Do Barroco No Brasil

  • As principais características do barroco literário brasileiro são: 1. Linguagem dramática; 2. Racionalismo; 3. Exagero e rebuscamento; 4. Uso de figuras de linguagem; 5. União do religioso e do profano; 6. Arte dualista; 7. Jogo de contrastes; 8. Valorização dos detalhes; 9. Cultismo (jog…
See more on todamateria.com.br

A Arte Barroca No Brasil

  • Minas Gerais foi o centro mais emblemático do Barroco no Brasil, no entanto, podemos encontrar influências desse estilo em outros locais do país. Em Minas Gerais, além de Aleijadinho, o grande nome da arte barroca mineira, destacam-se as pinturas do Mestre Ataíde. É possível encontrar as obras de Aleijadinho (1730-1814) em diversas cidades mineiras, tais como: Ouro Preto. Congon…
See more on todamateria.com.br

Vídeo sobre Literatura Barroca No Brasil

  • Leia mais sobre o Barroco: 1. Barroco 2. Características do Barroco 3. Barroco em Portugal 4. Exercícios sobre Barroco
See more on todamateria.com.br

Contexto Histórico Do Barroco No Brasil

  • No Brasil do século XVII,a economia era baseada na produção de cana-de-açúcar, pelo uso de mão de obra escravizada, composta por índios brasileiros e negros africanos. A cultura da colônia era um reflexo dos costumes da metrópole, ou seja, Portugal. A Europa estava dividida entre o catolicismo e o protestantismo. Dessa forma, a religião predominant...
See more on mundoeducacao.uol.com.br

Características Do Barroco No Brasil

  1. Conflito existencial
  2. Imagens contrastantes
  3. Teocentrismo
  4. Uso recorrente de:
See more on mundoeducacao.uol.com.br

Obras Barrocas

  • O livro que inaugura o barroco brasileiro é Prosopopeia (1601), de Bento Teixeira. A obra configura-se como um poema épico que combina fatos históricos e mitológicos para homenagear o governador de Pernambuco Jorge d’Albuquerque Coelho(1539-1596): Cantem Poetas o Poder Romano, Submetendo Nações ao jugo duro; O Mantuano pinte o Rei Troiano, De…
See more on mundoeducacao.uol.com.br

principais Autores Do Barroco No Brasil

  • Nasceu em 1561, em Portugal, e mudou-se para o Brasil em 1567. Filho de cristãos-novos, foi denunciado pela esposa como praticante do judaísmo. Acabou assassinando a mulher, provavelmente devido à prática de adultério. Assim, de volta a Portugal, em 1599, foi condenado à prisão perpétuae morreu em 1600. Nasceu em Salvador, em 20 de dezembro de 1636. Estudou …
See more on mundoeducacao.uol.com.br

Arte Barroca

  • O barroco nasceu na Itália, e seu maior nome é o pintor Caravaggio, cujas obras exploram a perspectiva do chiaroscuro (claro-escuro), em um contraste de luz e sombra, além de contar com a presença de temas religiosos, memento mori(lembrança da morte), feísmo e cores intensas. Já em Portugal, a influência religiosa tornou-se ainda mais relevante na arte barroca. Ao chegar ao …
See more on mundoeducacao.uol.com.br

Barroco Na Europa

  • Além dos espanhóis Luis de Góngora e Francisco de Quevedo — os mais importantes autores do barroco europeu —, a Europa conta com os seguintes autores portugueses: 1. Francisco Rodrigues Lobo (1580-1622) 2. Jerónimo Baía (1620-1688) 3. António Barbosa Bacelar (1610-1663) 4. António José da Silva (1705-1739) 5. Gaspar Pires de Rebelo (1585-1642) 6. Teresa Ma…
See more on mundoeducacao.uol.com.br

Exercícios Resolvidos

  • Questão 1 – (Ufam) Assinale a opção cujo enunciado refere-se corretamente ao barroco brasileiro: A) Constitui-se, basicamente, de obras que visitantes e missionários colheram sobre a geografia e o homem nativo, com o objetivo de informar a Coroa portuguesa. B) Na poesia do período, encontra-se um labirinto de significantes, mediante o uso abusivo de jogos de palavras…
See more on mundoeducacao.uol.com.br

Descrição geral

O Barroco no Brasil foi o estilo artístico dominante durante a maior parte do período colonial, encontrando um terreno receptivo para um rico florescimento. Fez sua aparição no país no início do século XVII, introduzido por missionários católicos, especialmente jesuítas, que para lá se dirigiram a fim de catequizar e aculturar os povos indígenas nativos e auxiliar os portugueses no processo col…

Características e contexto

O Barroco nasceu na Itália, na passagem do século XVI para o século XVII, em meio a uma das maiores crises espirituais que a Europa já enfrentara: a Reforma Protestante, que cindiu a antiga unidade religiosa do continente e provocou um rearranjo político internacional em que a Igreja Católica, outrora todo-poderosa, perdeu força e espaço. Foi um estilo de reação contra o classicismo do Renasci…

Arquitetura

Os primeiros edifícios sacros de algum vulto do Brasil foram erguidos a partir da segunda metade do século XVI, quando algumas vilas já dispunham de população que o justificasse. Foram os casos de Olinda e Salvador. As mais simples empregaram a técnica do pau-a-pique, sendo cobertas com folhas de palmeira, mas desde logo os missionários se preocuparam com a durabilidad…

Artes visuais

A condição social dos artistas e as circunstâncias de sua atuação no Brasil colonial ainda são objeto de polêmica. Não se sabe exatamente se sua atividade permanecia subordinada ao estatuto das artes mecânicas e artesanais ou se já era considerada parte das artes liberais. Ao que parece, uma forma corporativa semelhante à guilda predominou até o advento do Império, o…

Literatura

Devido a peculiaridades de sua formação como colônia, no Brasil a cultura literária custou a se desenvolver. Portugal não fazia nenhuma questão de educar os territórios colonizados — na verdade, por vários meios se esforçou para não educá-los, pois o grande interesse era a exploração de seus recursos e temia-se que uma colônia instruída pudesse rebelar-se contra o poder central …

Artes performáticas

A música é a arte cuja trajetória durante o Barroco no Brasil é das menos conhecidas e das que deixou menos relíquias — quase tudo se perdeu. Da produção musical nativa só sobrevivem obras notáveis a partir do final do século XVIII, ou seja, quando o Barroco já estava dando lugar à escola Neoclássica. Não que não tivesse havido vida musical na colônia nos séculos …

Recepção crítica

As especificidades da cultura barroca brasileira, definindo modelos não só nas artes mas em toda a vida social, foram reconhecidas primeiramente através da atividade de algumas das primeiras academias nacionais, fundadas na Bahia no século XVIII, como a dos Esquecidos e a dos Renascidos, que articularam um discurso transfigurador da realidade local, apresentando o país como "o desd…

Conservação

A despeito do crescente prestígio que vem conquistando desde o início do século XX, o Barroco brasileiro ainda precisa de maior valorização e proteção. Seu acervo já sofreu graves perdas, principalmente devidas à ideia, prevalente desde o século XIX, de que o Brasil devia se modernizar; logo, o antigo devia ceder ao novo, e assim caíram antigas catedrais e ricas igrejas, conventos, sol…

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z 1 2 3 4 5 6 7 8 9