Por que o homem escreveu “o Senhor é o meu pastor”?
Então o homem que escreveu: “O Senhor é o meu Pastor; nada me faltará” já era um homem experimentado na vida; era um homem que tinha passado por muitas dificuldades, vencido muitos desafios e visto de perto o cuidado do Senhor. O pastoreio de ovelhas era uma atividade das mais comuns no antigo Oriente Próximo.
O que diz a Bíblia sobre o Senhor é meu pastor?
O Senhor é meu pastor: na da me falta. e reconfor ta a minha alma. 2. Ele me guia por sendas direitas, por amor do seu nome. o vosso cajado e o vosso báculo me enchem de con fiança. 3. Para mim prepa rais a mesa, e meu cáli ce transborda. 4. A bondade e a graça hão-de a com panhar-me, para to do o sempre. Artigo ainda sem áudio.
Quem escreveu o salmo “O Senhor é o meu pastor”?
Foi o rei Davi quem escreveu: “O Senhor é o meu Pastor; nada me faltará” (Salmos 23:1). Embora Davi tivesse sido pastor de ovelhas quando jovem, é possível que ele tenha escrito esse salmo quando já era um homem maduro. Inclusive, alguns estudiosos acreditam que isso pode ter acontecido durante a rebelião de Absalão (cf. 2 Samuel 13-19).
Quem é o Bom Pastor da Bíblia?
Jesus Cristo, (descendente da família de Davi) se auto intitulou como o Bom Pastor. Muitíssimo superior a Davi, Ele amou tanto suas ovelhas ao ponto de dar a vida por elas (João 10:11). Ele, é o Supremo Pastor que cuida amavelmente do seu grande rebanho em todo lugar.
Qual é o Salmo 23?
O senhor é o meu pastor, nada me faltará. Deitar-me faz em verdes pastos, guia-me mansamente a águas tranquilas. Refrigera a minha alma, guia-me pelas veredas da justiça, por amor do seu nome.
Qual o significado da palavra o Senhor é meu pastor e nada me faltará?
De forma bastante simples, este salmo nos ensina que se o Senhor é meu Pastor nada me pode faltar. Isso não significa que teremos tudo, mas que o Senhor assume em nossa vida tudo que precisamos. Por isso nada nos falta!
Para que serve o Salmo 23?
Para que serve? O salmo 23 é um dos mais poderosos e é indicado para pessoas que se sentem perdidas. Se você está sem direção e não sabe qual rumo tomar na sua vida, conte com a ajuda dessa passagem. “Guia-me mansamente a águas tranquilas”, mostra a súplica para Deus mostrar o caminho.
Quem disse o Senhor é o meu pastor e nada me faltará?
O Salmo 23 Segundo as palavras de Davi, a necessidade mais fundamental da ovelha é estar na companhia do seu pastor. “Adonai (YHWH) é meu pastor e nada me faltará.”
O que quer dizer refrigera a alma?
Que que significa refrigera minha alma? Reconfortar; tornar mais suave; causar alívio em: os amigos refrigeravam a alma; refrigerava-se com a caridade dos avós.
O que quer dizer tudo posso naquele que me fortalece?
O que significa a frase Tudo posso naquele que me fortalece: Nesta frase, Paulo expressa que nada é impossível para ele com a ajuda de Jesus Cristo. O apóstolo Paulo escreveu esta carta aos cristãos em Filipos (cidade da Macedônia), enquanto estava preso.
Qual o significado do Salmo 23 versículo 2?
(Salmo 23:2) Descanso A expressão “deitar” quer dizer descanso. Quando servimos a Deus de todo o nosso coração, ele nos faz descansar em um pasto verde, ou seja, na sua presença que é um lugar seguro, calmo e alegre, como vemos na palavra do dia da bíblia.
Como pregar o Salmo 23?
0:0029:57Suggested clip · 59 secondsPregação Salmo 23 | O SENHOR é o meu pastor e nada me faltaráYouTubeStart of suggested clipEnd of suggested clip
O que significa deitar em verdes pastos?
Isso significa que para construir uma vida plena a pessoa precisa apenas plantar e cultivar duas sementes, são elas: A gratidão e o contentamento.
O que diz o salmo 231?
Salmo de Davi. 1 O Senhor é o meu apastor, nada me bfaltará. 2 Deitar-me faz em verdes pastos; guia-me mansamente a águas tranquilas. 3 Refrigera a minha alma; guia-me pelas veredas da justiça, por causa do seu anome.
Qual é a figura de linguagem do Salmo 23?
Yahweh Raáh: O Senhor , o meu Apascentador. Duas figuras de linguagem são usadas pelo salmista; Deus como Pastor e Anfitrião. Os rabinos também viam neste salmo Yahwéh como um Guia e acima de tudo como o Senhor Absoluto.
Quem foi o autor do Salmo 23?
DaviDavi compõe o Salmo 23 enquanto cuida das ovelhas de seu pai.
O Senhor é meu pastor e nada me faltará (v. 1)
Como disse na introdução, muitos lêem esse pequeno trecho que diz: “O Senhor é meu pastor e nada me faltará”, e pensam que estarão isentos de provas ou dificuldades.
Não me faltará presença divina
Essa sem dúvida, é uma das grandes motivações do salmista. Por tudo que já foi apresentado até aqui, com certeza a presença de Deus é o que mais lhe da ânimo.
Não me faltará conforto na tristeza – Conclusão
A vara e o cajado desse pastor, tem uma única função, trazer consolo para as nossas vidas. Quem melhor que Jesus para nos consolar? Ele é um “homem de dores”, sabe o que é ser rejeitado ou até mesmo caluniado.
Provisão e restauração
O Senhor é o meu pastor; nada me faltará. Ele me faz repousar em pastos verdejantes. Leva-me para junto das águas de descanso; refrigera-me a alma. Guia-me pelas veredas da justiça por amor do seu nome. Salmos 23:1-3
Fidelidade em todo tempo
Preparas-me uma mesa na presença dos meus adversários, unges a minha cabeça com óleo; o meu cálice transborda. Bondade e misericórdia certamente me seguirão todos os dias da minha vida; e habitarei na Casa do Senhor para todo o sempre. Salmos 23:5-6
Salmo 23 completo
O Senhor é o meu pastor; nada me faltará. Ele me faz repousar em pastos verdejantes. Leva-me para junto das águas de descanso; refrigera-me a alma.
Deus e o Seu povo: O Pastor e seu rebanho na Bíblia
No Salmo 23, Davi fez uma comparação do Senhor como o seu Pastor pessoal que o sustentava como a uma ovelha indefesa. A analogia de Deus - Pastor e o seu povo como suas ovelhas aparece em muitas outras passagens na Bíblia. Veja alguns versículos:
O Bom Pastor
Na juventude, Davi fora pastor das ovelhas de seu pai (1 Samuel 16:11). Davi, amava seu rebanho e zelava pelo seu bem-estar (1 Sam. 17:15, 20, 34). Mas ele sabia bem que esses animais não conseguem se orientar, alimentar ou se proteger sozinhos (1 Sam. 17:34-36).
O Senhor é o meu Pastor
O pastoreio de ovelhas era uma atividade das mais comuns no antigo Oriente Próximo. Portanto é perfeitamente compreensível o uso frequente desse tipo de figura de linguagem na Bíblia que apresenta Deus como o Pastor de seu povo.
Nada me faltará
Um dos nomes compostos de Deus mais emblemáticos no Antigo Testamento é “ Jeová-Jiré ”. Esse nome significa “O Senhor [Yahweh] proverá” (Gênesis 22:14). Como foi dito, as ovelhas dependem totalmente de seu pastor para se alimentarem, para tomarem água, para se curarem quanto estão doentes ou feridas, e para estarem protegidas de animais selvagens.
Jesus Cristo é o nosso Pastor
Por fim, no Novo Testamento Jesus se apresenta como o Bom Pastor, Aquele que cumpre de forma plena e final a promessa de que Deus apascentaria o seu povo (João 10:11-14; cf. Ezequiel 34:7-23). Os crentes são as ovelhas de Cristo que foram entregues a Ele pelo Pai (João 17:12).