Primeiro vamos falar de métrica e depois vamos falar de como metrificar os versos de um poema. - A métrica no poema: Métrica é a medida do verso. Metrificação é o estudo da medida de cada verso. É a contagem das sílabas poéticas e as suas sonoridades onde as vogais, sem acentos tônicos, se unem uma com as outras formando um som único.
Full Answer
Qual a diferença entre métrica e verso?
O verso, por ser uma sucessão de sílabas poéticas, adquire uma estrutura rítmica e harmônica devido aos seus intervalos regulares. A métrica é, então, a disciplina que estuda a contagem silábica dos versos, o seu ritmo, a estruturação em estrofes, a rima e as formas fixas.
Quais são as formas de poesia que se utiliza da métrica?
Outra forma de poesia que se utiliza da métrica é o haicai. Haicai é uma forma de poética de origem japonesa que consiste na objetividade, utilizando apenas três versos.
Quais são as classificações métricas de poemas?
Métrica. Métrica é o estudo dos versos. Uma forma de classificar os poemas é de acordo com o número de sílabas poéticas. As classificações métricas mais comuns são: Poemas que utilizam métricas variadas, muitas vezes sem utilizar rimas, são chamados versos livres. Algumas formas de poemas utilizam métricas fixas. É o caso do soneto.
Como calcular o número de sílabas métricas de um verso?
À contagem do número de sílabas métricas de um verso é denominado por escansão, sendo que o total das sílabas poéticas deve ser igual para cada espécie de verso, pelo que é necessário saber a maneira de fazer essa contagem. Em português existem doze espécies de versos, que podem medir desde uma a doze silabas métricas.
Qué es la métrica en la poesía
Puede que todavía no conozcas el concepto «métrica» en la poesía, pero la habrás sentido y percibido cada vez que has leído un poema. En esta sección, podrás descubrir todo acerca de la métrica y poner palabras a la composición de un poema.
La métrica y la rima
La métrica es la medida de los versos, su estructura y cómo el autor los combina para conseguir un determinado poema y, con ello, una determinada forma de expresar su mensaje. Dicho de otra forma, la métrica es la construcción de un poema, los elementos de un verso y las combinaciones de éstas.
Tipos de métrica
Dentro de la poesía podemos encontrar una gran variedad de construcciones de versos y estrofas, lo que provocará que entren dentro de una u otra categoría.
Cómo se mide la métrica de un poema
Para poder conocer la medida exacta de cada verso se ha de tener en cuenta el acento de la última palabra de cada verso: si la última palabra es aguda (suma una sílaba más), llana o esdrújula (cuenta con una sílaba menos).
Cómo hacer la métrica y la rima de un poema
Todo el artículo anterior ha estado destinado a que podáis conocer en profundidad la métrica y la rima de un poema, que podáis conocer cómo funciona y cuáles son las diferencias que existen.
Definición de verso
Si buscamos la palabra verso en el diccionario nos encontramos con que lo define como un conjunto de palabras que forman la unidad en un poema y que, en función de cómo esté compuesto, le aportará un ritmo y unas medidas diferentes.
Descrição geral
Métrica é a medida do verso. O estudo da métrica chama-se metrificação e escansão é a contagem dos sons dos versos. As sílabas métricas, ou poéticas, diferem das sílabas gramaticais em alguns aspectos.
Métrica antiga e clássica
Na poesia grega e latina , a métrica conta-se em função da quantidade das sílabas, consoante sejam breves ou longas. Ao conjunto de sílabas chama-se pé. Entre os mais divulgados contam-se o iambo, com uma sílaba breve seguida de uma longa (U—); o espondeu, com duas sílabas longas (— —); o dáctilo com uma sílaba longa e duas breves (—UU).
Dos diversos tipos de verso usados, destacam-se o hexâmetro, com seis pés, e o pentâmetro, c…
Métrica medieval
Na Idade Média continuou a usar-se o pé como unidade métrica. Mas nessa época a noção de quantidade já não era aplicável às sílabas na generalidade das línguas. Assim, o pé passou a contar-se em função das sílabas tônicas.
Tipos de pé: Troqueu - Uma sílaba tônica e uma átona; Jambo - Uma sílaba átona e uma tônica; Dáctilo - Uma sílaba tônica e duas átonas; Anapesto - Duas sílabas átonas e uma tônica.
Ver também
• Soneto
• Rima
• Ritmo
• Versificação
• Portal da linguística