Receiving Helpdesk

exemplos de gêneros narrativos

by Prof. Javon Dare Published 3 years ago Updated 3 years ago

Full Answer

Por que o gênero narrativo é tão importante?

Por estar tão presente no nosso dia a dia, o gênero narrativo possui grande aceitação entre as pessoas. Ele permite que sejamos capazes de sermos transportados para outros lugares e vermos a vida por meio do olhar de alguém. Isso acontece por causa da característica desse gênero literário.

Quais são os gêneros narrativos mais conhecidos na literatura?

Entre os gêneros narrativos mais conhecidos na literatura está o romance. Os romances consistem numa narração bem longa, estruturada em capítulos e com riqueza de personagens.

Quais são os subgêneros do gênero narrativo?

Além disso, a sua participação no decorrer da história propõe um ponto de vista ou perspetiva das suas emoções, ações e pensamentos. Existem seis categorias de subgêneros do gênero narrativo que são: a história, o romance, a lenda, o mito, a história e a fábula. Cada um deles possui certas características que os diferenciam e dão um toque especial.

Quais são os exemplos de obras do subgênero narrativo?

Dois exemplos de obras desse subgênero narrativo são as famosas Ilíada e Odisséia de Homero. O romance consiste em uma narrativa de longa extensão que constrói com detalhes o universo onde os personagens são posicionados e no qual a ação decorre.

Conto

Trata-se de um tipo de narração breve, na qual são observados um número reduzido de personagens. É com foco nesse número pequeno de personagens que todo enredo se desenvolve em torno de um conflito e o desfecho da narração ocorre em um curto período.

Romance

Entre os gêneros narrativos mais conhecidos na literatura está o romance. Os romances consistem numa narração bem longa, estruturada em capítulos e com riqueza de personagens.

Crônica

A crônica é outro dos gêneros narrativos mais comuns. Trata-se de um texto breve elaborado com o objetivo de retratar fatos do cotidiano, pessoas, lugares, paisagens etc. A crônica é um texto que possibilita maior liberdade para o autor.

Fábula

Muito usada principalmente na literatura infantil, as fábulas apresentam um caráter pedagógico com o objetivo de transmitir ensinamentos de cunho ético e moral. As fábulas são curtas, de linguagem simples e também podem ser compostas por personagens animais.

Presença de um narrador

O narrador exerce o papel de narrar a história, sendo que essa narração pode ser feita em terceira pessoa (o narrador é o observador e tem amplo conhecimento dos personagens e contexto geral da história) ou em primeira pessoa (quando o narrador participa ativamente da história).

Definição de tempo

Em todos os gêneros narrativos há uma clara definição de tempo, que consiste no momento em que todos os personagens vivenciam as experiências narradas. Essa definição de tempo pode ser psicológica (memórias) ou cronológica (dia, mês, ano, período histórico etc.).

Presença de personagens

Toda narração geralmente apresenta um ou mais protagonistas e uma série de outros personagens reais ou fictícios que geram os conflitos, ações e resoluções durante a trama.

Relato

A história é caracterizada por sua curta duração em que representa um evento histórico, real ou ficcional em torno de uma história. Geralmente está associado à história, embora seja possível reconhecê-la por ser mais curta.

Mito

Este é um dos gêneros narrativos que surge para explicar para as pessoas vários dos fenômenos misteriosos do universo. Os mitos são um reflexo da visão de mundo de uma figura em que as crenças que o constituem podem ser identificadas.

Fábula

É um gênero narrativo em que se dá importância a conteúdos ficcionais que proporcionam aprendizagens relacionadas à moralidade. É uma expressão que surge da literatura oral e se caracteriza pela categoria de caracteres que utiliza, já que em muitos casos correspondem a animais com características humanas.

Gêneros narrativos: a lenda

É uma forma de narração que surge principalmente da tradição oral, por meio da qual são contados eventos de seres humanos ou sobrenaturais. Por isso, conta uma história real ou fictícia que inclui uma série de aspectos maravilhosos que se tornam um reflexo do folclore da região de onde provém.

História

A história é um dos gêneros narrativos mais relevantes e transmitidos que narra um acontecimento capaz de gerar um tipo de emoção no leitor. Pode contar eventos imaginários ou reais, seu enredo é de fácil compreensão para o leitor e inclui poucos personagens. Além disso, possui diferentes formatos de acordo com seu tema e extensão.

Romance

É um texto literário escrito em prosa e pode narrar eventos reais e eventos fictícios. Caracteriza-se por ter um enredo mais difícil do que a história e muito mais extenso. Sua trama está quase sempre relacionada à extensão temporal, onde os eventos que acontecem são sujeitos à medida que se prolongam no tempo da história.

O que é um texto narrativo e exemplos?

Texto narrativo é um tipo de texto que esboça as ações de personagens num determinado tempo e espaço. Geralmente, ele é escrito em prosa e nele são narrados (contados) alguns fatos e acontecimentos. Alguns exemplos de textos narrativos são: romance, novela, conto, crônica e fábula.

São características do gênero narrativo?

São características do gênero narrativo: ... Os elementos que compõem o gênero narrativo são narrador, tempo, lugar, enredo ou situação e as personagens. d) O gênero narrativo faz referência à narrativa feita em forma de versos, contando histórias e fatos grandiosos e heroicos sobre a história de um povo.

Quais são os tipos de textos narrativos?

Entre os tipos de textos mais conhecidos, estão o Romance, a Novela, o Conto, a Crônica, a Fábula, a Parábola, o Apólogo, a Lenda, entre outros. O principal objetivo do texto narrativo é contar algum fato. E o segundo principal objetivo é que esse fato sirva como informação, aprendizado ou entretenimento.

Gêneros narrativos - Brasil Escola

Classificação dos tipos de textos. Existem cinco tipos de textos que são classificados com base em estruturas específicas. Eles se dividem em: narrativo, descritivo, expositivo, dissertativo e injuntivo. Uma das características principais do texto narrativo é a presença de um narrador.

Dom Quixote de La Mancha de Miguel de Cervantes Saavedra (1615)

"Em uma aldeia de La Mancha, cujo nome eu não quero que você lembre-se, não muito tempo viveu um senhor da lança e escudo antigo, um corte magro e um galgo para correndo.

O principezinho de Antoine de Saint-Exupéry (1943)

"Se eu dei uma ordem geral para voar de flor em flor como uma borboleta, ou escrever uma tragédia, ou aves marinhas tornar e o general não para executar a ordem recebida quem é a culpa seria, mina ou do?

O perfumé por Patrick Süskind (1985)

"Muitas vezes, quando este aperitivo das abominações não o suficiente para ele começar, era um pequeno passeio olfativo através do curtume Grimal e foi dado afastado com o fedor de peles sangrentas e corantes e fertilizantes ou caldo imaginado seiscentos mil parisienses o calor sufocante do calor.

A odisséia de Homero (século VIII aC)

"Minha querida enfermeira", disse Penelope, "ainda não eleva seus pedidos nem se enche de alegria.

O velho e o mar por Ernest Hemingway (1952)

"Aquelas sardas corriam pelas laterais de seu rosto até o fundo e suas mãos tinham as profundas cicatrizes causadas pela manipulação das cordas ao segurar o peixe grande.

Doña Bárbara de Rómulo Gallegos (1929)

"A planície é linda e terrível ao mesmo tempo; Nela eles se encaixam confortavelmente, bela vida e morte atroz; Ele espreita por toda parte, mas ninguém teme isso lá ".

Harry Potter e a Pedra Filosofal por Joanne Rowling- J.K. Rowling (1997)

"Quando chegou à esquina, viu o primeiro sinal de que algo estranho estava acontecendo: um gato estava olhando para um mapa da cidade. Por um segundo, o Sr. Dursley não percebeu o que viu, mas depois virou a cabeça para olhar de novo.

Epopeia

A epopeia se trata de uma narrativa de longa extensão escrita em versos ou em prosa cujos temas são grandiosos e que possuem caráter heroico. Ela busca preservar a memória de um povo ao abordar acontecimentos passados ou míticos.

Romance

O romance consiste em uma narrativa de longa extensão que constrói com detalhes o universo onde os personagens são posicionados e no qual a ação decorre. Nele, as personagens são descritas com minúcias e o escritor desenvolve análises a respeito dos elementos da narrativa.

Novela

A novela, por sua vez, busca priorizar a ação, deixando as análises para segundo plano. Nela, o escritor desenvolve um encadeamento de episódios (assim como acontece nas novelas que assistimos na televisão).

Conto

O conto é uma narrativa de curta extensão que se concentra no que é essencial para a história. Assim, desenvolve-se apenas uma unidade de ação que ocorre dentro de um tempo e espaço limitados.

Crônica

A crônica, assim como o conto, possui curta extensão. Geralmente, o assunto dela está relacionado a temas do cotidiano. Por essa razão, ela é muito presente em jornais e revistas. Além disso, a sua linguagem costuma ser leve e pode ter pitadas de humor. Um cronista brasileiro bastante famoso é Luís Fernando Veríssimo.

Conto

Image
Trata-se de um tipo de narração breve, na qual são observados um número reduzido de personagens. É com foco nesse número pequeno de personagens que todo enredo se desenvolve em torno de um conflito e o desfecho da narração ocorre em um curto período.
See more on figuradelinguagem.com

Romance

  • Entre os gêneros narrativosmais conhecidos na literatura está o romance. Os romances consistem numa narração bem longa, estruturada em capítulos e com riqueza de personagens. Os personagens geralmente são descritos com riqueza de detalhes, sendo envolvidos em um conflito principal e, em muitos casos, em conflitos múltiplos, formando um enredo narrativo mai…
See more on figuradelinguagem.com

crônica

  • A crônica é outro dos gêneros narrativosmais comuns. Trata-se de um texto breve elaborado com o objetivo de retratar fatos do cotidiano, pessoas, lugares, paisagens etc. A crônica é um texto que possibilita maior liberdade para o autor.
See more on figuradelinguagem.com

Novela

  • Podemos dizer que a novela é um tipo de romance que é dividido em episódios, sendo eles estruturados de forma dinâmica e contínua.
See more on figuradelinguagem.com

Fábula

  • Muito usada principalmente na literatura infantil, as fábulas apresentam um caráter pedagógico com o objetivo de transmitir ensinamentos de cunho ético e moral. As fábulas são curtas, de linguagem simples e também podem ser compostas por personagens animais.
See more on figuradelinguagem.com

Características Dos Gêneros Narrativos

  • Para identificar os gêneros narrativos, basta ter bem claro quais são as principais características de uma narração. Vejamos quais são elas.
See more on figuradelinguagem.com

Presença de Um Narrador

  • O narrador exerce o papel de narrar a história, sendo que essa narração pode ser feita em terceira pessoa (o narrador é o observador e tem amplo conhecimento dos personagens e contexto geral da história) ou em primeira pessoa (quando o narrador participa ativamente da história).
See more on figuradelinguagem.com

definição de Tempo

  • Em todos os gêneros narrativoshá uma clara definição de tempo, que consiste no momento em que todos os personagens vivenciam as experiências narradas. Essa definição de tempo pode ser psicológica (memórias) ou cronológica (dia, mês, ano, período histórico etc.).
See more on figuradelinguagem.com

definição de Espaço

  • O espaço na narração corresponde ao lugar no qual as ações ocorrem e se desenvolvem. Pode ser conhecido também como cenário.
See more on figuradelinguagem.com

Enredo

  • O enredo é também chamado de trama, que abrange o início, desenvolvimento, clímax e desfecho da narração.
See more on figuradelinguagem.com

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z 1 2 3 4 5 6 7 8 9