Receiving Helpdesk

ester livro da bíblia

by Prof. Murphy Schiller Published 3 years ago Updated 3 years ago

O Livro de Ester (em hebraico: אֶסְתֵּר) é um dos livros históricos do Antigo Testamento da Bíblia, vem depois do Livro de Neemias e antes do Primeiro Livro dos Macabeus nas Bíblias católicas ou antes do Livro de Jó, nas Bíblias protestantes.

Full Answer

Quem é Ester na Bíblia?

A história de Ester é uma das mais conhecidas da Bíblia e está registrada no livro do Antigo Testamento que traz seu nome. Ester foi uma judia exilada na Pérsia e viveu durante o período de reinado de Assuero (Xerxes) entre 486 e 465 a.C. Neste estudo bíblico, conheceremos mais sobre quem foi Ester na Bíblia. Quem foi Ester na Bíblia?

Quais são os personagens do livro de Ester?

O livro de Ester se concentra no período de reinado do rei Assuero, conhecido na história como Xerxes I (486-465 a.C.). O livro relata alguns momentos da vida do povo judeu exilado sob o domínio do Império Persa. Os personagens principais do livro são: Ester, Vasti, Assuero , Mardoqueu e Hamã.

Qual é o propósito do livro de Ester?

Esse livro narra a história de Ester, Mardoqueu, Hamã e Assuero. Na Bíblia hebraica esse livro está organizado dentro do grupo chamado Megilote, cuja composição consiste em cinco livros. São eles: Rute, Cantares de Salomão, Eclesiastes, Lamentações e Ester.

Qual é a história de Ester?

A história de Ester: Ester se torna rainha. Certo dia, o rei da Pérsia realizou uma festividade para o povo na fortaleza de Susã. Enquanto ele dava um banquete para homens, sua esposa, a rainha Vasti, oferecia um banquete às mulheres na casa real.

O que nos ensina o livro de Ester?

O livro de Ester traz um exemplo excelente do poder e da influência para o bem que uma pessoa pode exercer. Na condição de judia exilada na Pérsia, Ester chegou à alta posição de rainha da Pérsia e depois se viu diante da possibilidade de ser executada juntamente com o restante de seu povo.

Qual é a história de Ester na Bíblia?

Ester era uma moça judia criada por Mordecai, e que se torna rainha ao se casar com o rei Assuero. Hamã (primeiro minitro do reino) faz um plano para matar todos os judeus e chega a contruir no quintal de sua própria casa uma forca para matar Mordecai.

Qual foi a oração de Ester?

A oração de Ester Ela orou ao Senhor, o Deus de Israel, dizendo: 28[11] «Ó meu Senhor, nosso Rei, tu és o único Deus. Salva-me, pois estou sozinha; tu és a minha única ajuda e estou prestes a arriscar a minha vida.

Qual o significado de Ester da Bíblia?

Alguns estudiosos acreditam que o nome Ester deriva da deusa Istar, sendo Astorete um segundo nome dado pela bíblia hebraica para a deusa Istar. O Midraxe interpreta o nome Ester em hebraico como tendo o sentido de "escondido". Ester escondia sua origem judia, conforme Mardoqueu lhe havia aconselhado.

O que fez Ester para salvar o seu povo?

Ela pediu que todo povo jejuasse e orasse durante três dias para que Deus desse a ela uma estratégia como livrar seu povo e sua vida da morte. Deus quer nos usar e precisamos de coragem e força para que Ele cumpra seus sonhos em nossas vidas.

Quais são as características de Ester?

Depois de coroada, Ester chamava a atenção por sua modéstia e humildade. A mulher mais poderosa do mundo não se deslumbrou diante das riquezas ou do poder do império, mas manteve-se fiel às suas origens e ao seu povo.

Quantos dias Ester orou?

Ester, suas criadas, Mardoqueu e todos os judeus de Susã passaram três dias sem comer nem beber nada (Ester 4:15-17). O jejum de Ester foi um jejum mais radical, que só deve ser feito, no máximo, por três dias.

Qual foi a tarefa de Ester?

Ester: ela defendeu o povo de Deus. José: a tarefa realizada por José escolhida por Deus foi de proteger seu povo da fome, uma praga que iria restringir a comida do Egito.

Por que Ester ficou preocupada?

Ester estaria arriscando sua vida se fosse à presença do rei sem ser chamada. Sua vida só seria poupada se ele estendesse para ela seu cetro de ouro.

Qual é o significado de Esther?

Ester: Significa "estrela". Tem origem no nome hebraico Esther​, que tem relação com o sentido do persa Stara, do caldeu Ishtar​, do hitita Shittar e do latim Stella. Seu significado é, literalmente, "estrela".

Qual é a personalidade do nome Ester?

Traços gerais da personalidade nome Esther Comunicativa, alegre, otimista e extrovertida, tem um temperamento falador e espirituoso o que granjeia a simpatia, o reconhecimento e o bom relacionamento social.

Qual é o nome verdadeiro de Ester?

HadassahHadassa é a versão portuguesa do nome hebraico Hadassah, e significa "mirto" ou "murta" em português. Hadassa é também o nome da personagem bíblica Ester, cujo nome é também um dos livros do antigo testamento na Bíblia.

Qual é o significado do nome de Ester?

Possui relação com o persa, cujo nome é encontrado na versão Stara, dos povos da antiguidade Caldeus Ishtar​, do Hitita Shittar e no latim do Stella. A partir das diversas variações do nome Ester, a tradução literal é estrela, fazendo referência ao astro que ilumina os céus junto do astro mãe, a lua.

O que é o jejum de Ester?

O jejum de Ester foi uma forma de mostrar dependência total em Deus, o único que poderia salvar sua vida. O jejum de Ester foi uma forma de mostrar dependência total- de Deus, o único que poderia salvar sua vida. Na Bíblia o jejum não aparece como um mandamento, mas é assumido como prática normal do cristão.

Como terminou a história de Ester?

Naquele momento, o rei Assuero voltou do jardim e testemunhou o comportamento de Hamã. Ele pensou que Hamã estava tentando molestar Ester e imediatamente ordenou que ele fosse empalado na estaca que Hamã havia construído para Mordecai. O tempo de Deus foi perfeito.

Quem escreveu o livro de Ester?

O autor do livro de Ester é desconhecido. Alguns já sugeriram que tenha sido Mardoqueu, porém detalhes textuais tornam essa possibilidade bastante improvável. O que se sabe ao certo é que o autor do livro de Ester foi um judeu que possuía um grande conhecimento dos costumes persas, da geografia do império e da corte.

Data e ocasião em que o livro de Ester foi escrito

A data mais provável em que o livro de Ester foi escrito fica entre segunda metade do século 5 a.C e o início do século 4 a.C. Alguns tentam propor uma data mais recente, por volta do século 1 a.C. Entretanto, as evidencias praticamente descredenciam essa sugestão.

Propósito e características do livro de Ester

O propósito principal do livro de Ester é explicar a origem da Festa de Purim e estabelecê-la como um memorial oficial do grande livramento que Deus concedeu ao povo judeu durante o período em que tiveram sob o domínio persa. Saiba mais sobre as festas judaicas.

Contexto histórico descrito no livro de Ester

O livro de Ester se concentra no período de reinado do rei Assuero, conhecido na história como Xerxes I (486-465 a.C.). O livro relata alguns momentos da vida do povo judeu exilado sob o domínio do Império Persa. Os personagens principais do livro são: Ester, Vasti, Assuero , Mardoqueu e Hamã.

A falta de menção ao nome de Deus no livro de Ester

É verdade que o nome de Deus não aparece diretamente mencionado no livro de Ester. Muitas especulações já foram feitas na tentativa de explicar o porquê do autor não ter citado explicitamente o nome de Deus, mas nenhuma delas é digna de nota.

Princípios fundamentais do livro de Ester

O livro de Ester ensina alguns princípios fundamentais para nossa vida cristã. Nele aprendemos que em determinados momentos o povo de Deus sofre intensas perseguições de seus inimigos, porém Deus preserva o seu povo durante os períodos difíceis.

Quem foi Ester na Bíblia?

Ester era uma jovem órfã, filha de Abiail, e, como já dissemos, uma judia exilada na Pérsia. Ester foi criada por seu primo Mardoqueu. O nome Ester muito provavelmente vem do persa stara e significa “estrela”, mas alguns intérpretes sugerem que talvez seu nome tenha ligação com o nome de uma deusa babilônica, a Ishtar.

A história de Ester: Ester se torna rainha

Certo dia, o rei da Pérsia realizou uma festividade para o povo na fortaleza de Susã. Enquanto ele dava um banquete para homens, sua esposa, a rainha Vasti, oferecia um banquete às mulheres na casa real.

A rainha Ester é informada sobre o plano de Hamã

Hamã, um importante príncipe do império da pérsia, resolveu destruir todos os judeus que havia no reino de Assuero, por conta de que Mardoqueu não se inclinava perante ele. A descrição de Hamã como “ o agatita ” sugere uma possível origem amalequita, povo que era inimigo mortal de Israel.

A rainha Ester usa de sabedoria e intercede pelos judeus

Após os três dias, Ester se aprontou com seus trajes reais e entrou no pátio interior da casa do rei. Assuero, assentado em seu trono, viu Ester parada no pátio e estendeu o cetro de ouro que tinha na mão em favor de Ester, permitindo que ela se aproximasse.

Descrição geral

O Livro de Ester (em hebraico: אֶסְתֵּר) é um dos livros históricos do Antigo Testamento da Bíblia, vem depois do Livro de Neemias e antes do Primeiro Livro dos Macabeus nas Bíblias católicas ou antes do Livro de Jó, nas Bíblias protestantes. Possui 10 capítulos (ou 16 na Vulgata que reuniu as adições ao texto em hebraico encontrados na Septuaginta em seis capítulos ao final ).

Autoria e data

O autor do Livro de Ester é desconhecido. Pelas pistas deixadas no livro, podemos deduzir que se trata de um judeu persa, possivelmente residente na cidade de Susã. Também se lê neste livro o seu nacionalismo intenso e preocupação com a festa do Purim, acredita-se que seja Mordecai.
Mordecai, testemunha ocular e um dos principais personagens do relato, foi, …

Objetivo do livro

O objetivo central do Livro de Ester é justificar a observância da festa do Purim. Isto era muito importante já que se trata de uma festividade que não fazia parte das ordenanças mosaicas (do Pentateuco, livros de Moisés). Conta a história de como, pela Providência, o povo foi salvo dos intentos destrutivos dos seus inimigos.
O Purim é uma festa anual judaica e o seu nome deriva de Pur. A festa enquadra-se dentro do co…

Versões do livro

Como dito, o livro tem duas versões: Uma menor (com 167 versículos ), usada nas bíblias hebraicas e outra, bem mais extensa (com 260 versículos ), que era usada pelos judeus gregos (Septuaginta).
As adições em Ester buscam dar maior religiosidade ao escrito, que encontrava dificuldades de canonização, esta versão maior contém orações de Mordecai e

Polêmica sobre canonicidade do livro

A inclusão de Ester no Cânon bíblico é polêmica, dividindo muitos teólogos, tanto cristãos como judeus, devido a estar ausente de algumas das mais antigas listas dos livros canônicos, por nunca ser mencionado nos livros do Novo Testamento, por não possuir referências claras a Deus e a práticas religiosas, pelo seu excessivo nacionalismo judaico e espírito de vingança.
Nem Esdras, nem Neemias nem o Sirácida mencionam esta história, em Qumran (Manuscritos do …

Ligações externas

• «Ester em várias versões da Bíblia». Bíblia Online
• «Livro de Ester» (em latim). Vatican.va
• «אֶסְתֵּר - texto original» (em hebraico)
• Este artigo incorpora texto da Enciclopédia Judaica (Jewish Encyclopedia) (em inglês) de 1901–1906 (artigo "Esther, Apocryfal Book Of"), uma publicação agora em domínio público.

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z 1 2 3 4 5 6 7 8 9