Full Answer
Qual a origem do Barroco no Brasil?
Daniela Diana. Professora licenciada em Letras. O Barroco no Brasil tem início no final do século XVII. No país, essa tendência artística teve grande destaque na arquitetura, escultura, pintura e literatura. Na literatura, o marco inicial do barroco é a publicação da obra “ Prosopopeia ” (1601) de Bento Teixeira.
Quais foram os fatos históricos que influenciaram nas obras dos autores barrocos?
Dois fatos históricos, no século XVI, foram de grande influência nas obras dos autores barrocos: a Reforma Protestante e a Contrarreforma. Essa última ocorreu como uma reação diante da perda de fiéis devido ao protestantismo (luteranismo e calvinismo).
Quais são os principais representantes do Barroco na Europa?
Barroco na Europa: 1 Luis de Góngora Francisco de Quevedo 2 Francisco Rodrigues Lobo 3 Jerónimo Baía 4 António Barbosa Bacelar 5 António José da Silva 6 Gaspar Pires de Rebelo 7 Teresa Margarida da Silva e Orta 8 D. Francisco Manuel de Melo 9 Soror Violante do Céu 10 Soror Mariana Alcoforado
Quais são as principais temáticas dos textos barrocos?
Principais temáticas: fragilidade humana, fugacidade do tempo, crítica à vaidade, contradições do amor. É preciso ressaltar que a presença de luz e sombra, nos textos barrocos, normalmente, está associada à juventude (luz) e à velhice (sombra).
Qual é o contexto histórico do barroco no Brasil?
O Barroco no Brasil foi introduzido pelos jesuítas portugueses durante o Período Colonial, com o objetivo principal de catequizar os índios. Ainda que tenha chegado sob influência de Portugal, visto que o Brasil era uma colônia portuguesa, o estilo artístico adquiriu características próprias no território brasileiro.
Qual é o contexto histórico do Barroco?
Contexto histórico do barroco As manifestações barrocas têm como contexto histórico a ocorrência da Reforma e da Contrarreforma, as quais agitaram, sobretudo, a Europa a partir do século XVI.
Quais são as características do barroco brasileiro?
As principais características do barroco literário brasileiro são:Linguagem dramática;Racionalismo;Exagero e rebuscamento;Uso de figuras de linguagem;União do religioso e do profano;Arte dualista;Jogo de contrastes;Valorização dos detalhes;More items...
Qual foi o principal tema da arte barroca no Brasil?
Arte barroca brasileira: características Os artistas barrocos empregavam realismo, cores ricas e temas religiosos ou mitológicos, enquanto os arquitetos favoreciam o equilíbrio e a simetria. Mas a extravagância é uma característica evidente na arte e arquitetura barroca no Brasil, assim como nas obras irmãs europeias.
Onde surgiu o barroco e em qual contexto histórico?
Barroco é o nome de um estilo de época surgido no final do século XVI, na Itália, e caracterizado por forte influência religiosa, devido ao contexto histórico marcado pela Reforma Protestante e pela Contrarreforma.
Qual é a principal característica do barroco?
As principais características do Barroco, também chamado de seiscentismo, são o dualismo, a riqueza de detalhes e o exagero. Na literatura barroca, os textos refletem elementos rebuscados e quase sempre extravagantes, onde são valorizados os detalhes em um jogo de contrastes.
Qual era o tema das obras do barroco brasileiro?
O barroco no Brasil (1601-1768) foi marcado pela temática religiosa, presente em obras de artistas como o escritor Padre António Vieira e o escultor Aleijadinho.
Qual é o tema principal das obras barrocas?
Entre a arte barroca de cunho religioso, estão as construções de catedrais, igrejas e capelas. Além do destaque na arquitetura barroca, as artes plásticas também se dedicaram aos temas religiosos, como a produção de esculturas de santos e pinturas de episódios bíblicos.
Quais são os principais temas da arte barroca?
Principais Características da Arte BarrocaPredomínio de temas religiosos;Riqueza nos detalhes e formas;Expressões dramáticas das personagens retratadas;Preferência pelas curvas e contornos em detrimento das figuras geométricas;Importância da iluminação e o jogo de luzes e sombras;More items...
1. Bento Teixeira (1561-1618)
Nascido no Porto, Portugal, Bento Teixeira é o autor da obra “ Prosopopeia ” (1601), que inaugura o movimento do barroco literário no Brasil. Esse poema épico com 94 estrofes exalta a obra de Jorge de Albuquerque Coelho, terceiro donatário da capitania de Pernambuco.
2. Gregório de Matos (1633-1696)
Nascido em Salvador, Gregório de Matos foi um dos maiores representantes da literatura barroca no Brasil. Sua obra reúne mais de 700 textos de poemas líricos, satíricos, eróticos e religiosos. Parte de suas poesias ironizava diversos aspectos da sociedade e, por isso, ficou conhecido como “ Boca do Inferno ”.
3. Manuel Botelho de Oliveira (1636-1711)
Nascido em Salvador, Manuel Botelho de Oliveira foi o primeiro brasileiro a publicar versos no estilo barroco. De sua obra poética, destaca-se: “ Música do Parnaso ” (1705).
4. Frei Vicente de Salvador (1564-1636)
Nascido próximo da capital baiana, O Frei Vicente de Salvador foi historiógrafo e o primeiro prosador do país. Teólogo de formação, estudou na Universidade de Coimbra, e de volta ao Brasil exerceu os cargos de cônego, vigário e franciscano. De sua obra, destacam-se: “ História do Brasil ” e “ História da Custódia do Brasil ”.
5. Frei Manuel da Santa Maria de Itaparica (1704-1768)
Nascido na Bahia, o Frei Manuel da Santa Maria de Itaparica foi um frade franciscano. De sua poesia, destacam-se as obras: “ Eustáquios ” e “ Descrição da Ilha de Itaparica ”.
Principais autores do barroco no Brasil
Nasceu em 1561, em Portugal, e mudou-se para o Brasil em 1567. Filho de cristãos-novos, foi denunciado pela esposa como praticante do judaísmo. Acabou assassinando a mulher, provavelmente devido à prática de adultério. Assim, de volta a Portugal, em 1599, foi condenado à prisão perpétua e morreu em 1600.
Barroco na Europa
Além dos espanhóis Luis de Góngora e Francisco de Quevedo — os mais importantes autores do barroco europeu —, a Europa conta com os seguintes autores portugueses:
Artigos Relacionados
Clique para conhecer o Arcadismo, juntamente ao seu contexto histórico, suas características mais marcantes, assim como seus principais autores e influências.
A arte barroca na Europa
O estilo barroco teve início na Itália sendo, posteriormente, desenvolvido em outros países europeus na pintura, na arquitetura, na escultura, na música e na literatura.
O Barroco no Brasil
O Barroco no Brasil foi introduzido por intermédio dos jesuítas, no fim do século XVI. Só partir do século XVII, generaliza-se nos grandes centros de produção açucareira, especialmente na Bahia, através das igrejas.
O contexto histórico do barroco: resumo
O Concílio de Trento, realizado de 1545 a 1563, causou grandes reformas no Catolicismo, em resposta à Reforma Protestante de Martinho Lutero. Assim, a autoridade da Igreja de Roma foi vigorosamente reafirmada, depois de perder muitos fiéis.
Contexto histórico do barroco
As manifestações barrocas têm como contexto histórico a ocorrência da Reforma e da Contrarreforma, as quais agitaram, sobretudo, a Europa a partir do século XVI.
Características do barroco
A estética barroca apresenta, em relação ao conteúdo, predileção em expressar o conflito entre a visão antropocêntrica, em que todas as coisas estão centradas no próprio homem, e a visão teocêntrica, em que o Deus cristão é o centro do Universo.
Barroco no Brasil
No Brasil, as manifestações artísticas barrocas na arquitetura, na pintura e na música surgem, no século XVIII, na região de Minas Gerais, em razão da exploração do ouro.
Características do Barroco
O Barroco é um estilo de época marcado pela oposição e pelo conflito, o que acaba revelando uma forte angústia existencial. Dessa forma, as obras literárias dessa época apresentam visões opostas (aproximação de opostos), tais como:
Barroco na Europa
O Barroco surgiu na Itália e espalhou-se pela Europa e América. No entanto, os maiores nomes da literatura barroca europeia são os espanhóis Luis de Góngora (1561-1627) e Francisco de Quevedo (1580-1645). Já o Barroco português (1580-1756) contou com estes autores:
Barroco no Brasil
O movimento chegou ao Brasil por meio dos jesuítas, no final do século XVI, porém só ganhou força no século seguinte, com as grandes produções açucareiras, principalmente na Bahia. Depois disso, o Barroco passou a espalhar-se até Minas Gerais.
Principais características do Barroco
No Brasil, o Barroco aconteceu durante o período colonial, conhecido como “Século do Ouro”, no qual a exploração do mineral estava em alta, com destaque para a cidade de Minas Gerais, que tinha a presença de várias jazidas de ouro.
Barroco significado
Sobre a real origem da palavra “barroco” não há um consenso entre os historiadores, isto é, há mais de uma hipótese acerca de sua criação. Assim, a origem do barroco pode ser a partir:
O que foi o barroco?
Criado na Itália, por volta do século XVI e, posteriormente, espalhando-se pela Europa e pelo mundo, o barroco foi um estilo de movimento artístico. Influenciando primeiramente as artes plásticas, o barroco também teve forte tendência na literatura, na arquitetura, na música e no teatro.
Contexto histórico do barroco
O século XVI foi marcado, historicamente, pela crise dos valores Renascentistas, uma época em que a população questionava os valores cultuados pela Igreja Católica.
Características do barroco
Como descrito acima, esse movimento ditou tendências nas mais variadas formas de expressão artística, sendo caracterizado, essencialmente, por carregar um forte viés ideológico.
Barroco europeu
Após o surgimento na Itália, a arte barroca se espalhou para outros países europeus. Assim, ganhou grande projeção em todo o continente. Abaixo, entenda mais sobre o barroco na Europa:
Barroco brasileiro
A ideologia da I greja Católica de converter novos fiéis expandiu o continente europeu e foi exportada também para a América Latina. No Brasil, os conceitos do barroco foram inicialmente praticados pelos Jesuítas, com o objetivo de catequização dos indígenas.
Contexto Histórico: Resumo
Características Do Barroco No Brasil
- As principais características do barroco literário brasileiro são: 1. Linguagem dramática; 2. Racionalismo; 3. Exagero e rebuscamento; 4. Uso de figuras de linguagem; 5. União do religioso e do profano; 6. Arte dualista; 7. Jogo de contrastes; 8. Valorização dos detalhes; 9. Cultismo (jogo de palavras); 10. Conceptismo (jogo de ideias).
A Arte Barroca No Brasil
- Minas Gerais foi o centro mais emblemático do Barroco no Brasil, no entanto, podemos encontrar influências desse estilo em outros locais do país. Em Minas Gerais, além de Aleijadinho, o grande nome da arte barroca mineira, destacam-se as pinturas do Mestre Ataíde. É possível encontrar as obras de Aleijadinho (1730-1814) em diversas cidades mineiras, tais como: Ouro Preto. Congon…
Vídeo sobre Literatura Barroca No Brasil
- Leia mais sobre o Barroco: 1. Barroco 2. Características do Barroco 3. Barroco em Portugal 4. Exercícios sobre Barroco
Contexto Histórico Do Barroco No Brasil
- No Brasil do século XVII,a economia era baseada na produção de cana-de-açúcar, pelo uso de mão de obra escravizada, composta por índios brasileiros e negros africanos. A cultura da colônia era um reflexo dos costumes da metrópole, ou seja, Portugal. A Europa estava dividida entre o catolicismo e o protestantismo. Dessa forma, a religião predominant...
Características Do Barroco No Brasil
- Conflito existencial
- Imagens contrastantes
- Teocentrismo
- Uso recorrente de:
Obras Barrocas
- O livro que inaugura o barroco brasileiro é Prosopopeia (1601), de Bento Teixeira. A obra configura-se como um poema épico que combina fatos históricos e mitológicos para homenagear o governador de Pernambuco Jorge d’Albuquerque Coelho(1539-1596): Cantem Poetas o Poder Romano, Submetendo Nações ao jugo duro; O Mantuano pinte o Rei Troiano, De…
principais Autores Do Barroco No Brasil
- Nasceu em 1561, em Portugal, e mudou-se para o Brasil em 1567. Filho de cristãos-novos, foi denunciado pela esposa como praticante do judaísmo. Acabou assassinando a mulher, provavelmente devido à prática de adultério. Assim, de volta a Portugal, em 1599, foi condenado à prisão perpétuae morreu em 1600. Nasceu em Salvador, em 20 de dezembro de 1636. Estudou …
Arte Barroca
- O barroco nasceu na Itália, e seu maior nome é o pintor Caravaggio, cujas obras exploram a perspectiva do chiaroscuro (claro-escuro), em um contraste de luz e sombra, além de contar com a presença de temas religiosos, memento mori(lembrança da morte), feísmo e cores intensas. Já em Portugal, a influência religiosa tornou-se ainda mais relevante na arte barroca. Ao chegar ao …
Barroco Na Europa
- Além dos espanhóis Luis de Góngora e Francisco de Quevedo — os mais importantes autores do barroco europeu —, a Europa conta com os seguintes autores portugueses: 1. Francisco Rodrigues Lobo (1580-1622) 2. Jerónimo Baía (1620-1688) 3. António Barbosa Bacelar (1610-1663) 4. António José da Silva (1705-1739) 5. Gaspar Pires de Rebelo (1585-1642) 6. Teresa Ma…
Exercícios Resolvidos
- Questão 1 – (Ufam) Assinale a opção cujo enunciado refere-se corretamente ao barroco brasileiro: A) Constitui-se, basicamente, de obras que visitantes e missionários colheram sobre a geografia e o homem nativo, com o objetivo de informar a Coroa portuguesa. B) Na poesia do período, encontra-se um labirinto de significantes, mediante o uso abusivo de jogos de palavras…
Contexto Histórico Do Barroco
Características Do Barroco
- A estética barroca apresenta, em relação ao conteúdo, predileção em expressar o conflito entre a visão antropocêntrica, em que todas as coisas estão centradas no próprio homem, e a visão teocêntrica, em que o Deus cristão é o centro do Universo. Essa oposição de ideiasmanifesta-se também no contraste entre o mundo material e o mundo espiritual, o que resulta em tensões. Ai…
Barroco No Brasil
- No Brasil, as manifestações artísticas barrocas na arquitetura, na pintura e na músicasurgem, no século XVIII, na região de Minas Gerais, em razão da exploração do ouro. Alguns representantes dessa época: na arquitetura e na pintura, Antônio Francisco Lisboa, o Aleijadinho; na pintura, Manuel da Costa Ataíde, o Mestre Ataíde; na música, José Joaquim Emérico Lobo de Mesquita. …
Resumo
- Principais aspectos temáticos: 1. conflito entre o antropocentrismo e o teocentrismo; 2. oposição entre o mundo material e o mundo espiritual; 3. visão trágica da vida; 4. conflito entre fé e razão; 5. cristianismo; 6. morbidez; 7. idealização amorosa; 8. sensualismo e sentimento de culpa cristão; 9. consciência da efemeridade do tempo; 10. apreço por raciocínios complexos, constru…