Receiving Helpdesk

classe d de incêndio

by Orrin Spinka Published 3 years ago Updated 3 years ago

Classe D Esta classe de incêndio é relacionada a metais pirofóricos como selênio, magnésio, sódio, zinco, titânio, urânio, lítio, potássio, antimônio e zircônio. Seu combate deve ser feito com extintores com pó químico especial, já que esses metais podem autogerar o oxigênio durante a combustão.

Full Answer

O que é a classe de incêndio?

Classe de incêndio, que tem como combustível os metais pirofóricos, como magnésio, selênio, antimônio, lítio, potássio, alumínio fragmentado, zinco, titânio, sódio, urânio e zircônio. Classificação do fogo em óleo e gordura em cozinhas.

Quais são os tipos de incêndio?

No entanto, uma vez cortada a corrente elétrica, é seguro usá-las. Esta classe de incêndio é relacionada a metais pirofóricos como selênio, magnésio, sódio, zinco, titânio, urânio, lítio, potássio, antimônio e zircônio.

Quais são os incêndios mais fáceis de serem identificados?

Os incêndios do tipo classe C são os mais fáceis de serem identificados, pois são os que estão relacionados com a eletricidade. É nesse tipo de incêndio, onde passa corrente elétrica, que devemos evitar o uso de água. A primeira coisa a ser feita é cessar a energia elétrica do local do incêndio.

Quais são os tipos de pó químico para incêndios?

A NR-23 indica para incêndios de classe B e C e para classe D o pó químico será específico para cada material. A NR-23, além dos agentes acima, ainda apresenta os agentes cujo método é o abafamento: areia para classes B e D; e limalha de ferro fundido para classe D [ 2 ].

Classes de Incêndio

Você já deve ter visto em extintores ou placas de sinalização aquelas letrinhas: A, B, C. Isso parece ser bem confuso. No entanto é fundamental para o combate ao incêndio e evitar condições inseguras.

Classe de Incêndio B

A segunda classe de incêndio que vamos tratar consiste em líquidos inflamáveis, gases e graxas. São exemplos comuns deste tipo de incêndio a Gasolina, Óleo Diesel e Gás de cozinha (GLP).

Classe de Incêndio C

Esta classe de fogo é caracterizada por elementos com eletricidade ou energizados. São exemplos da Classe C: motores, quadros elétricos, geradores, transformadores.

Classe de Incêndio K

Por fim, a última classe de incêndio que iremos tratar é a K. Este tipo acontece por meio de óleo vegetal ou gordura animal, podendo estar no estado líquido ou sólido.

Por que classificar um incêndio ?

Ao contrário do que a maioria das pessoas podem pensar, existem diversos tipos de incêndio, ocasionados pelos mais diversos tipos de combustíveis, comburentes ou fontes de calor.

Classe B de incêndio

Uma característica deste tipo de incêndio é que o material inflamável não vai deixar resíduos, ele irá queimar somente na superfície, e não em profundidade.

Classe D de incêndio

Os elementos que classificam um incêndio como classe D também são bem fáceis de serem identificados, pois todos eles são pirofosfóricos (popularmente conhecidos como fogos de artifícios), que assim como os incêndios de classe C, não devem ser apagados com água.

O incêndio Classe A

Esses incêndios acontecem em materiais sólidos, como tecido, papel, algodão, madeira e borracha. A sua principal característica é a formação de resíduos, como cinzas e carvão. Para o combate a incêndios dessa classe, os bombeiros usam extintores à base de H 2 O (que possui capacidade de resfriamento) ou de espuma.

O incêndio Classe B

Entre as classes de incêndio, o Classe B destaca-se por envolver apenas materiais líquidos e gasosos, ou sólidos que se liquefazem. Como exemplos, podemos citar a gasolina, o querosene, o óleo, a tinta, a parafina, a graxa, o GLP (Gás Liquefeito de Petróleo).

O incêndio Classe C

Essa classe consiste em incêndios que acontecem em equipamentos elétricos energizados. Nesse caso, temos as máquinas elétricas, os transformadores, os motores, os geradores, os computadores, os quadros de força, os cabos. Para combater incêndios assim, o ideal é utilizar extintores de pó químico ou gases.

O incêndio Classe D

As classes de incêndio atribuem à Classe D os metais pirofóricos, como magnésio, selênio, zinco, sódio, urânio, titânio, lítio, antimônio, potássio, zircônio. Os extintores usados, nessas situações, usam pó químico específico para cada categoria de metal.

O incêndio Classe K

Os incêndios causados por óleo e gorduras de cozinha são inseridos nessa classe. Costumam acontecer em frigideiras, assadeiras, fritadeiras, grelhas. Os extintores mais recomendados para debelar incêndios da Classe K são aqueles à base de solução de acetato de potássio diluída em água.

Os produtos usados para combater as classes de incêndio

Vimos acima como as classes de incêndio podem ser combatidas a partir de tipos específicos de extintores. O extintor à base de H 2 O atua por resfriamento e, em algumas situações, atua por abafamento porque a água pode se transformar em vapor. Deve ser usados incêndios Classe A.

Classe A

É o incêndio cujo fogo ocorre em materiais sólidos tais como madeira, tecido, papel, algodão, etc. Nessa classe, o fogo queima em superfície e profundidade, deixando resíduos.

Classe B

É o incêndio cujo fogo ocorre em líquidos, gases inflamáveis e substâncias tais como plásticos ou graxas que se liquefazem pelo calor. Nessa classe, o fogo queima apenas na superfície e a extinção se faz pelo abafamento ou inibição da reação em cadeia.

Classe C

É o incêndio cujo fogo ocorre em equipamentos e instalações elétricas quando energizadas. Quando desenergizadas as instalações, o fogo passa a ter a classe dos materiais em combustão.

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z 1 2 3 4 5 6 7 8 9