Receiving Helpdesk

caracteristicas gerais do barroco

by Haven Cole Published 4 years ago Updated 3 years ago

Características do Barroco – Conceptismo e Cultismo Considerados estilos literários diferentes da época, o conceptismo conta com a imposição de conceitos e a definição de um raciocínio lógico. Já no cultismo, a linguagem é considerada culta e rebuscada, chegando a ser extravagante.

Full Answer

Como surgiu o estilo barroco?

O estilo barroco nasceu em decorrência da crise do Renascimento, ocasionada, principalmente, pelas fortes divergências religiosas e imposições do catolicismo e pelas dificuldades econômicas decorrentes do declínio do comércio com o Oriente.

Quais são os principais representantes do Barroco literário?

Os principais representantes do barroco literário são Gregório de Matos (1623-1696) e o Padre Antônio Vieira (1608-1697). No Brasil, são registrados o Barroco literário e arquitetônico na Bahia durante o século XVII e o Barroco Mineiro, no século XVIII.

Quais as principais manifestações artísticas do período do Barroco?

O Barroco engloba as manifestações artísticas do período compreendido entre o século XVII e XVIII. Em Portugal, esse movimento artístico sofreu influência da Escola Lusitana e teve início com a morte de Camões, em 1580. Já no Brasil, o marco inicial é a publicação da obra " Prosopopeia " de Bento Teixeira.

Quais são as principais temáticas dos textos barrocos?

Principais temáticas: fragilidade humana, fugacidade do tempo, crítica à vaidade, contradições do amor. É preciso ressaltar que a presença de luz e sombra, nos textos barrocos, normalmente, está associada à juventude (luz) e à velhice (sombra).

Quais as principais características do Barroco?

As principais características do Barroco, também chamado de seiscentismo, são o dualismo, a riqueza de detalhes e o exagero. Na literatura barroca, os textos refletem elementos rebuscados e quase sempre extravagantes, onde são valorizados os detalhes em um jogo de contrastes.

O que foi o Barroco e suas características?

O Barroco foi um estilo artístico nascido na Itália no século XVI que se espalhou pelos países da Europa e pela América Latina. Caracterizado pela dualidade entre o antropocentrismo e teocentrismo, o Barroco permaneceu vivo no mundo das artes até as primeiras décadas do século XVIII.

Quais as características plásticas Gerais durante o Barroco?

As obras dos artistas barrocos europeus valorizam as cores, as sombras e a luz, e representam os contrates. As imagens não são tão centralizadas quanto as renascentistas e aparecem de forma dinâmica, valorizando o movimento. Os temas principais são: mitologia, passagens da Bíblia e a história da humanidade.

Quais são as características gerais do teatro barroco?

O Teatro Barroco O espírito da época é atormentado, cheio de tensão interna, marcado pela sensação da transitoriedade das coisas, pessimista e com gosto pelo macabro. A princípio sóbrio e depurado, torna-se, com o tempo, rebuscado, com abundância de metáforas.

O que vem a ser o Barroco?

Barroco é um estilo artístico que surgiu no século XVI e se estendeu até o começo do século XVIII, caracterizado por ter uma estética com excesso de ornamentos e representações do divino. O estilo barroco é marcado pelo rebuscamento, requinte e exagero de adornos.

Qual foi a importância do Barroco?

O Barroco teve uma grande importância artística e cultural no Brasil e deixou legados na arquitetura, na pintura e na estatuária até os dias de hoje em muitas cidades brasileiras, a exemplo do Rio de Janeiro, Ouro Preto, Salvador e Recife.

O que não é característica do Barroco?

(CENTEC-BA) Não é característica do Barroco a: tentativa de reunir, num todo, realidades contraditórias. angústia diante da transitoriedade da vida. preferência pelos aspectos cruéis, dolorosos e sangrentos do mundo, numa tentativa de mostrar ao homem a sua miséria.

Quais são as características do Barroco brasileiro?

As principais características do barroco literário brasileiro são:Linguagem dramática;Racionalismo;Exagero e rebuscamento;Uso de figuras de linguagem;União do religioso e do profano;Arte dualista;Jogo de contrastes;Valorização dos detalhes;More items...

Qual o traço principal do estilo barroco?

As manifestações artísticas consideradas barrocas foram produzidas principalmente no século XVII. O traço principal do estilo barroco é a tensão entre espírito e matéria, céu e terra, razão e emotividade, contenção e derramamento, cientificismo e religiosidade.

O que é a dança barroca?

Música e Dança no Barroco A suíte barroca é formada por uma sequência de danças europeias de diversas origens, como a Sarabanda espanhola, a Giga inglesa, e ainda muitas danças francesas, como a Courante, a Gavotte e a Bourrée, entre outras.

O que é o teatro renascentista?

Como o nome já se refere, o teatro renascentista foi aquele produzido durante o período do Renascimento, do século XV até o início do XVII, tendo início na Itália, e se espalhando na sequencia pela Inglaterra, França e Espanha.

Como era o cenário do teatro elisabetano?

O teatro elisabetano pode ser considerado uma mistura de tradições poéticas e teatrais da cultura clássica, onde, com a imaginação do público, os autores podiam contar qualquer história, esquadrinhando romances e tragédias gregas, contos medievais e comédias italianas, dentre outros.

Dualismo

O dualismo é retratado de várias formas no barroco. Segundo o movimento, a pessoa não pode viver em equilíbrio entre as vontades de Deus e dos homens. Isso é retratado em várias obras do estilo, principalmente em esculturas e pinturas.

Valorização do contraste

Nas artes plásticas, o movimento barroco conta com uma forte presença de contrastes entre sombra e luz. Essa característica representa o dualismo que era apresentado nas obras barrocas.

Ferramenta contra a Reforma Protestante

O movimento barroco surgiu como uma forma de oposição à Reforma Protestante. Além disso, o estilo tinha o objetivo de preservar os ideais teocentristas, ou seja, Deus como centro do universo.

Obras ricas em detalhes

As obras são muito ricas em detalhes, principalmente nos trabalhos arquitetônicos e nas esculturas, consideradas complexas, contando com elementos simbólicos como relevos, curvas, traços, entre outros.

Emoção sobre razão

No barroco, é priorizada a ênfase nas feições. Nesse caso, são destacadas, até mesmo, exageradas, as transmissões de emoções. Com isso, surge o drama, típico do estilo artístico.

A arte barroca na Europa

O estilo barroco teve início na Itália sendo, posteriormente, desenvolvido em outros países europeus na pintura, na arquitetura, na escultura, na música e na literatura.

O Barroco no Brasil

O Barroco no Brasil foi introduzido por intermédio dos jesuítas, no fim do século XVI. Só partir do século XVII, generaliza-se nos grandes centros de produção açucareira, especialmente na Bahia, através das igrejas.

O contexto histórico do barroco: resumo

O Concílio de Trento, realizado de 1545 a 1563, causou grandes reformas no Catolicismo, em resposta à Reforma Protestante de Martinho Lutero. Assim, a autoridade da Igreja de Roma foi vigorosamente reafirmada, depois de perder muitos fiéis.

1- É uma arte exagerada

Os artistas barrocos brincaram com o desequilíbrio e tentaram impressionar aqueles que assistiam com formas enigmáticas e dinâmicas. A distorção das formas clássicas, os contrastes de luzes e sombras a distinguem.

2- É realista

A arte barroca foi influenciada pelo tempo das guerras religiosas na Europa. Muitas vezes, é chocante ou até grotesco. A representação realista da vida prevalecerá, o que às vezes contradiz a religião. Foi desenvolvido em um momento de dificuldades econômicas, o homem enfrenta a dura realidade.

4- Influência das descobertas científicas e geográficas

Galileo Galilei aperfeiçoou o telescópio e René Descartes desenvolveu o racionalismo. Essas descobertas quebraram a ideia do mundo que o homem comum tinha. É por isso que o barroco expressa o sentimento de medo diante do novo, de confusão e suspeita.

5- Tinha um propósito propagandístico

O absolutismo, a igreja e a burguesia usaram a arte barroca para promover suas idéias. Em resposta, os artistas barrocos foram divididos em aqueles que trabalhavam para a igreja ou para um monarca e aqueles que queriam ser independentes.

6- O tenebrismo

É o contraste de luzes e sombras graças à iluminação. Embora este conceito seja aplicado principalmente à pintura barroca, podemos dizer que o teatro barroco, a escultura e outros gêneros de representação visual foram influenciados por este jogo com a iluminação.

7- Falta de um ponto central em suas composições

Ao contrário da arte renascentista, que aponta o espectador como o ponto principal do trabalho, a arte barroca era composta de muitos componentes, cada um representando uma história.

Música barroca

O contraste Como em outras expressões artísticas da época, a música barroca mostra um grande contraste entre as notas de cada instrumento e as vozes dos cantores.

Características do Barroco

O Barroco é um estilo de época marcado pela oposição e pelo conflito, o que acaba revelando uma forte angústia existencial. Dessa forma, as obras literárias dessa época apresentam visões opostas (aproximação de opostos), tais como:

Barroco na Europa

O Barroco surgiu na Itália e espalhou-se pela Europa e América. No entanto, os maiores nomes da literatura barroca europeia são os espanhóis Luis de Góngora (1561-1627) e Francisco de Quevedo (1580-1645). Já o Barroco português (1580-1756) contou com estes autores:

¿Qué Es El Arte Barroco?

Image
Llamamos arte Barroco al estilo que se desarrolló en Europa desde finales del siglo XVI hasta inicios del XVIII. A pesar de establecerse en un período muy concreto de la historia, no tuvo las mimas características en todos los países europeos. En su desarrollo tuvo un papel fundamental la Iglesia Católica de Roma, papel que expli…
See more on psicologiaymente.com

Los Orígenes Del Barroco

  • Antes de empezar a abordar las características del Barroco, que nos pueden ayudar a reconocerlo y a entenderlo, vamos a reseñar brevemente algunos aspectos sobre su origen.
See more on psicologiaymente.com

El Barroco: Un Arte Nuevo para Una Antigua Fe

  • Efectivamente, el Vaticano imbuyó a este nuevo estilo de toda su artillería ideológica. El objetivo era que los fieles, al contemplar un lienzo o una escultura, recibieran un impacto de fe, de la "fe verdadera", por supuesto, y alejarlos de esta manera de cualquier "desviación" luterana. ¿Cómo consiguió el arte Barroco conmover de esta forma a su p...
See more on psicologiaymente.com

Los diferentes "Barrocos"

  • Hasta aquí hemos hablado principalmente del Barroco de la zona católica, es decir, los que hicieron del movimiento el vehículo de expresión para la Contrarreforma. Lo cierto es que no existe un Barroco único(como sucede en todos los estilos), ya que en el norte de Europa, mayoritariamente luterano, se desarrolló de una forma completamente distinta. Veámoslo.
See more on psicologiaymente.com

La Arquitectura Barroca

  • La arquitectura no sufrió unas transformaciones tan cruciales como en el caso de la pintura o la escultura. Se mantuvieron los elementos clásicos de construcción (pilastras, tímpanos, capiteles, columnas…) especialmente en el caso de Francia, con ejemplos clasicistas como el maravilloso Palacio de Versalles. Por supuesto, el Barroco introdujo una serie modificaciones en la arquitect…
See more on psicologiaymente.com

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z 1 2 3 4 5 6 7 8 9