Receiving Helpdesk

caracteristicas do barroco no brasil

by Josh Shanahan Published 4 years ago Updated 3 years ago

O barroco no Brasil ocorreu entre 1601 e 1768, e sofreu influência das medidas da Contrarreforma Católica, ocorrida na Europa. Suas principais características são o fusionismo, o culto ao contraste, o cultismo e o conceptismo.

Full Answer

Quais as principais características do Barroco-Rococó?

Em suas obras, a dualidade mostrou-se ao aliar a simetria (razão) com a temática religiosa (fé). O barroco-rococó esteve fortemente presente em cidades como Mariana, Ouro Preto, Tiradentes (Minas Gerais) e Salvador (Bahia), na arquitetura de suas igrejas, que, aliás, abrigam em seu interior a pintura de artistas do período.

Qual a diferença entre o estilo de época e o Barroco no Brasil?

Já no Brasil, o Barroco começou em 1601 e durou até 1768, transformando-se de forma gradativa em um estilo de época. O Barroco foi surgindo no Brasil na mesma época em que o país estava se organizando economicamente na condição de país colônia com grande parte da economia sustentada na produção de açúcar.

Quais são os principais autores e obras do Barroco no Brasil?

Principais autores e obras do Barroco no Brasil 1 Bento Teixeira (1561-1618) 2 Gregório de Matos (1633-1696) 3 Manuel Botelho de Oliveira (1636-1711) 4 Frei Vicente de Salvador (1564-1636) 5 Frei Manuel da Santa Maria de Itaparica (1704-1768)

Qual é o centro mais emblemático do Barroco no Brasil?

Minas Gerais foi o centro mais emblemático do Barroco no Brasil, no entanto, podemos encontrar influências desse estilo em outros locais do país. Em Minas Gerais, além de Aleijadinho, o grande nome da arte barroca mineira, destacam-se as pinturas do Mestre Ataíde.

Quais são as principais características do Barroco brasileiro?

Arte barroca brasileira: características Os artistas barrocos empregavam realismo, cores ricas e temas religiosos ou mitológicos, enquanto os arquitetos favoreciam o equilíbrio e a simetria. Mas a extravagância é uma característica evidente na arte e arquitetura barroca no Brasil, assim como nas obras irmãs europeias.04-Nov-2019

Quais principais características do Barroco?

As principais características do Barroco, também chamado de seiscentismo, são o dualismo, a riqueza de detalhes e o exagero. Na literatura barroca, os textos refletem elementos rebuscados e quase sempre extravagantes, onde são valorizados os detalhes em um jogo de contrastes.

Como foi o barroco no Brasil?

O Barroco no Brasil foi introduzido pelos jesuítas portugueses durante o Período Colonial, com o objetivo principal de catequizar os índios. Ainda que tenha chegado sob influência de Portugal, visto que o Brasil era uma colônia portuguesa, o estilo artístico adquiriu características próprias no território brasileiro.28-Nov-2018

Quais são os dois tipos de Barroco existente no Brasil?

Na literatura brasileira, o Barroco tem como marco inicial a publicação do poema épico "Prosopopeia", de Bento Teixeira, em 1601. No barroco literário os dois estilos empregados foram: o "cultismo" e o "conceptismo". Eles correspondem respectivamente, ao "jogo de palavras" e ao "jogo de ideias".

1. Bento Teixeira (1561-1618)

Nascido no Porto, Portugal, Bento Teixeira é o autor da obra “ Prosopopeia ” (1601), que inaugura o movimento do barroco literário no Brasil. Esse poema épico com 94 estrofes exalta a obra de Jorge de Albuquerque Coelho, terceiro donatário da capitania de Pernambuco.

2. Gregório de Matos (1633-1696)

Nascido em Salvador, Gregório de Matos foi um dos maiores representantes da literatura barroca no Brasil. Sua obra reúne mais de 700 textos de poemas líricos, satíricos, eróticos e religiosos. Parte de suas poesias ironizava diversos aspectos da sociedade e, por isso, ficou conhecido como “ Boca do Inferno ”.

3. Manuel Botelho de Oliveira (1636-1711)

Nascido em Salvador, Manuel Botelho de Oliveira foi o primeiro brasileiro a publicar versos no estilo barroco. De sua obra poética, destaca-se: “ Música do Parnaso ” (1705).

4. Frei Vicente de Salvador (1564-1636)

Nascido próximo da capital baiana, O Frei Vicente de Salvador foi historiógrafo e o primeiro prosador do país. Teólogo de formação, estudou na Universidade de Coimbra, e de volta ao Brasil exerceu os cargos de cônego, vigário e franciscano. De sua obra, destacam-se: “ História do Brasil ” e “ História da Custódia do Brasil ”.

5. Frei Manuel da Santa Maria de Itaparica (1704-1768)

Nascido na Bahia, o Frei Manuel da Santa Maria de Itaparica foi um frade franciscano. De sua poesia, destacam-se as obras: “ Eustáquios ” e “ Descrição da Ilha de Itaparica ”.

A História do Barroco Brasileiro

No começo o Barroco Brasileiro apresentava-se apenas como instrumento de doutrinação cristã. Era conhecido através de poesias e sermões do Padre Antônio Vieira. Nesta época não havia no Brasil uma consciência literária.

Características do Barroco no Brasil

O Barroco usava a ideologia da contrarreforma para tentar convencer, converter e catequizar o povo através das obras de arte. As criações artísticas tinham objetivo de ensinar valores religiosos.

Representantes do Barroco Brasileiro

O mais importante artista do Barroco Brasileiro foi Aleijadinho. Escultor e arquiteto mineiro, cujo nome era Antônio Francisco de Lisboa. Deixou um legado magnífico, composto por inúmeras obras. Suas esculturas, são em sua maioria com temas religiosos. Usava para sua criação pedra-sabão e madeira.

Contexto histórico do barroco no Brasil

No Brasil Colônia, no século XVII, a estética barroca passou a influenciar artistas no território brasileiro. Nesse período, Salvador e Recife eram os principais centros urbanos, pois a economia do país era baseada na exploração de cana-de-açúcar, concentrada no Nordeste.

Obras do barroco no Brasil

O livro Os sermões (1679), de Pe. António Vieira, é a principal obra da prosa barroca brasileira e portuguesa, já que esse autor faz parte da literatura de ambas as nações. São textos de cunho conceptista, isto é, com uma argumentação engenhosa na defesa de uma ideia.

Autores do barroco no Brasil

Há poucas informações sobre a vida do autor. Até o momento, é sabido que nasceu em Porto (Portugal), em 1561, aproximadamente. Era filho de judeus convertidos ao catolicismo, um cristão-novo, portanto. Veio para o Brasil com seus pais, em 1567, e estudou em colégio jesuíta.

Barroco na Europa

Apesar de o barroco ser de origem italiana, os principais autores europeus desse estilo são os espanhóis Luis de Góngora (1561-1627) e Francisco de Quevedo (1580-1645). Quanto ao barroco português (1580-1756), é possível apontar os seguintes autores:

Como surgiu o Barroco no Brasil?

O Barroco no Brasil não ocorreu de forma rápida. Em Portugal, esse movimento cultural teve início em 1580 e término em 1756. Já no Brasil, o Barroco começou em 1601 e durou até 1768, transformando-se de forma gradativa em um estilo de época.

Características do Barroco no Brasil

No que diz respeito às características do Barroco no Brasil, tanto com relação à literatura quanto às pinturas e esculturas, é possível salientar as seguintes:

Resumo do Barroco no Brasil

O Barroco foi um movimento artístico que se desenvolveu na Europa entre o século XVIII e XIX que retomou princípios de um estilo clássico, dualista, dramático e símbolo de representação da Igreja Católica. A arte foi usada para impressionar, para promover a relação entre o divino e celestial.

Características do barroco brasileiro

O Barraco brasileiro resgata as principais características do movimento europeu, mas acrescenta referências culturais e visuais de uma população miscigenada e colonizada por mais de uma nação em algumas regiões. O contraste entre feição humana e rebuscamento estético é evidente principalmente nas esculturas. Veja as principais características:

Principais artistas e obras

A arquitetura, a pintura e a escultura foram as principais formas que se destacaram no estilo. Cada artista, em diferentes regiões do país, trouxe ao estilo uma tendência influenciada pela vida cotidiana brasileira. Os dois grandes nomes que se destacam são o escultor Aleijadinho e o pintor Mestre Ataíde.

Mapa mental

As cidades históricas brasileiras, principalmente em Minas Gerais e na Bahia retomam o que representou a arte barroca no desenvolvimento do país. Os ciclos econômicos, a presença de diferentes culturas vindas da Europa e o desenvolvimento da cultura brasileira miscigenaram, inclusive, a arte.

Vídeos sobre o Barroco com cara de Brasil

A riqueza de detalhes e a mistura de influências externas e internas deram ao Barroco brasileiro uma constituição estética bem própria. Assim, para reforçar os principais aspectos deste período histórico plural, selecionamos alguns vídeos para te ajudar nos estudos.

Característica do Barroco em outros países

Para entender a característica do Barroco é fundamental compreender onde e como surgiu esse estilo. A arte barroca teve seu início na Itália, durante o século 17, o que provocou uma série de mudanças sociais, econômicas e sobretudo religiosas.

França

O estilo barroco na França foi marcado pela forte presença do poder monárquico e centralizador. Exatamente por isso, o absolutismo na França teve imensa influência na arte. Entre os nomes de pintores que mais se destacam, estão: Georges La Tour (1593-1652), Nicolas Poussin (1594-1665) e Claude le Lorrain (1605-1682).

Holanda

No decorrer do século 17 a Holanda passou pelas influências do protestantismo que começava a se espalhar por diversos países europeus, rompendo com a grande influência que era exercida pela Igreja Católica.

Espanha

A característica do Barroco foi muito presente na Espanha, um dos países mais católicos da Europa. Esse estilo se desenvolveu sobretudo na decoração, nos entalhes e na arquitetura. Um dos grandes pintores do barroco na Espanha foi Diego Velázquez (1599-1660).

Dicas de leitura sobre características do Barroco

Para aprofundar seus conhecimentos sobre a característica do Barroco no Brasil e na Europa, essas são nossas dicas de leitura complementar. Além de anotá-las, vale a pena pesquisar sobre os principais pintores mencionados para identificar os aspectos da arte barroca:

Barroco significado

Sobre a real origem da palavra “barroco” não há um consenso entre os historiadores, isto é, há mais de uma hipótese acerca de sua criação. Assim, a origem do barroco pode ser a partir:

O que foi o barroco?

Criado na Itália, por volta do século XVI e, posteriormente, espalhando-se pela Europa e pelo mundo, o barroco foi um estilo de movimento artístico. Influenciando primeiramente as artes plásticas, o barroco também teve forte tendência na literatura, na arquitetura, na música e no teatro.

Contexto histórico do barroco

O século XVI foi marcado, historicamente, pela crise dos valores Renascentistas, uma época em que a população questionava os valores cultuados pela Igreja Católica.

Características do barroco

Como descrito acima, esse movimento ditou tendências nas mais variadas formas de expressão artística, sendo caracterizado, essencialmente, por carregar um forte viés ideológico.

Barroco europeu

Após o surgimento na Itália, a arte barroca se espalhou para outros países europeus. Assim, ganhou grande projeção em todo o continente. Abaixo, entenda mais sobre o barroco na Europa:

Barroco brasileiro

A ideologia da I greja Católica de converter novos fiéis expandiu o continente europeu e foi exportada também para a América Latina. No Brasil, os conceitos do barroco foram inicialmente praticados pelos Jesuítas, com o objetivo de catequização dos indígenas.

Contexto Histórico Do Barroco No Brasil

  • No Brasil do século XVII,a economia era baseada na produção de cana-de-açúcar, pelo uso de mão de obra escravizada, composta por índios brasileiros e negros africanos. A cultura da colônia era um reflexo dos costumes da metrópole, ou seja, Portugal. A Europa estava dividida entre o catolicismo e o protestantismo. Des…
See more on mundoeducacao.uol.com.br

Características Do Barroco No Brasil

  1. Conflito existencial
  2. Imagens contrastantes
  3. Teocentrismo
  4. Uso recorrente de:
See more on mundoeducacao.uol.com.br

Obras Barrocas

  • O livro que inaugura o barroco brasileiro é Prosopopeia (1601), de Bento Teixeira. A obra configura-se como um poema épico que combina fatos históricos e mitológicos para homenagear o governador de Pernambuco Jorge d’Albuquerque Coelho(1539-1596): Cantem Poetas o Poder Romano, Submetendo Nações ao jugo duro; O Mantuano pinte o Rei Troiano, Descendo à confusão do Reino escuro; Que eu canto um Albuquerque soberano, …
See more on mundoeducacao.uol.com.br

Arte Barroca

  • O barroco nasceu na Itália, e seu maior nome é o pintor Caravaggio, cujas obras exploram a perspectiva do chiaroscuro (claro-escuro), em um contraste de luz e sombra, além de contar com a presença de temas religiosos, memento mori(lembrança da morte), feísmo e cores intensas. Já em Portugal, a influência religiosa tornou-se ainda mais relevante na arte barroca. Ao chegar ao Brasil, além de elementos da tradição católica, o e…
See more on mundoeducacao.uol.com.br

Barroco Na Europa

  • Além dos espanhóis Luis de Góngora e Francisco de Quevedo — os mais importantes autores do barroco europeu —, a Europa conta com os seguintes autores portugueses: 1. Francisco Rodrigues Lobo (1580-1622) 2. Jerónimo Baía (1620-1688) 3. António Barbosa Bacelar (1610-1663) 4. António José da Silva (1705-1739) 5. Gaspar Pires de Rebelo (1585-1642) 6. Teresa Margarida da Silva e Orta (1711-1793) 7. D. Francisco Manuel de Melo (1608-1…
See more on mundoeducacao.uol.com.br

Exercícios Resolvidos

  • Questão 1 – (Ufam) Assinale a opção cujo enunciado refere-se corretamente ao barroco brasileiro: A) Constitui-se, basicamente, de obras que visitantes e missionários colheram sobre a geografia e o homem nativo, com o objetivo de informar a Coroa portuguesa. B) Na poesia do período, encontra-se um labirinto de significantes, mediante o uso abusivo de jogos de palavras, trocadilhos e enigmas. C) Encontram-se traços pré-românticos na…
See more on mundoeducacao.uol.com.br

Contexto Histórico: Resumo

Image
Foi durante o período colonial que o barroco floresceu no Brasil. A capital Salvador foi transferida para o Rio de Janeiro e, com isso, o número de habitantes aumentou consideravelmente no país. Aliado à exploração de ouro, que passou a ser a principal atividade econômica desenvolvida, o aumento da população propiciou um forte desenvolvimento econômico. Com a queda das export…
See more on todamateria.com.br

Características Do Barroco No Brasil

  • As principais características do barroco literário brasileiro são: 1. Linguagem dramática; 2. Racionalismo; 3. Exagero e rebuscamento; 4. Uso de figuras de linguagem; 5. União do religioso e do profano; 6. Arte dualista; 7. Jogo de contrastes; 8. Valorização dos detalhes; 9. Cultismo (jogo de palavras); 10. Conceptismo (jogo de ideias).
See more on todamateria.com.br

A Arte Barroca No Brasil

  • Minas Gerais foi o centro mais emblemático do Barroco no Brasil, no entanto, podemos encontrar influências desse estilo em outros locais do país. Em Minas Gerais, além de Aleijadinho, o grande nome da arte barroca mineira, destacam-se as pinturas do Mestre Ataíde. É possível encontrar as obras de Aleijadinho (1730-1814) em diversas cidades mineiras, tais como: Ouro Preto. Congonhas, São João del-Rei, etc. Ele ficou conhecido por sua…
See more on todamateria.com.br

Vídeo sobre Literatura Barroca No Brasil

  • Leia mais sobre o Barroco: 1. Barroco 2. Características do Barroco 3. Barroco em Portugal 4. Exercícios sobre Barroco
See more on todamateria.com.br

Como Surgiu O Barroco No Brasil?

Image
O Barroco no Brasilnão ocorreu de forma rápida. Em Portugal, esse movimento cultural teve início em 1580 e término em 1756. Já no Brasil, o Barroco começou em 1601 e durou até 1768, transformando-se de forma gradativa em um estilo de época. O Barroco foi surgindo no Brasil na mesma época em que o país estava se organizando economicamente na condição de país colôni…
See more on figuradelinguagem.com

Características Do Barroco No Brasil

  • No que diz respeito às características do Barroco no Brasil, tanto com relação à literatura quanto às pinturas e esculturas, é possível salientar as seguintes: 1. Adoção de uma linguagem dramática, com certo teor pessimista; 2. Valorização dos detalhes; 3. Rebuscamento e exagero; 4. Presença de um jogo de contrastes; 5. Arte dualista; 6. Jogo de id...
See more on figuradelinguagem.com

Poetas

  1. Bento Teixeira(1561-1618), autor de “Prosopopeia”;
  2. Frei Vicente de Salvador(1564-1636), autor de “História da Custódia do Brasil” e “História do Brasil”;
  3. Gregório de Matos(1633-1696), autor de diversas poesias;
  4. Manuel Botelho de Oliveira(1636-1711), autor de “Música do Parnaso”;
See more on figuradelinguagem.com

Escultores

  1. Frei Agostinho de Jesus(1600-1661), um dos primeiros escultores a trabalhar no Brasil;
  2. Antônio Francisco Lisboa(Aleijadinho), (1730-1814), um dos escultores mais renomados do Brasil colonial;
  3. Frei Jesuíno do Monte Carmelo(1764-1819), além de escultor, foi arquiteto, pintor, músico e poeta.
See more on figuradelinguagem.com

Pintores

  1. José Joaquim da Rocha(1737-1807). Sua produção foi desenvolvida sob o domínio da arte sacra devido à forte influência da Igreja Católica;
  2. José Teófilo de Jesus(1758-1847), um dos mais renomados representantes da Escola Baiana de Pintura;
  3. Mestre Ataíde(1762-1830), um dos mais destacados artistas do chamado Barroco-Rococó.
See more on figuradelinguagem.com

Sugestões de Leitura sobre O Barroco Brasileiro

  1. Barroco – Teoria e Análise (Affonso Ávila)
  2. Barroco e Rococó no Brasil (Myriam Andrade Ribeiro de Oliveira)
  3. O Barroco no Brasil (Eduardo Etzel)
  4. Arte Colonial – Barroco e Rococó, Século 16 ao 18 (Percival Tirapeli)
See more on figuradelinguagem.com

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z 1 2 3 4 5 6 7 8 9