Full Answer
Qual a diferença entre o Barroco e a literatura brasileira?
Em Portugal, esse movimento teve início com a morte de Camões, em 1580. Já no Brasil, o Barroco começa um pouco depois, em 1601, com a publicação da obra Prosopopeia, de Bento Teixeira. Esse estilo esteve pautado na valorização dos detalhes, dos contrastes, evidenciados por uma literatura que prezou o jogo de palavras e de ideias.
Como surgiu o estilo barroco?
Ele surgiu no contexto histórico da Reforma Protestante e da Contrarreforma Católica. Barroco é o nome de um estilo de época surgido no final do século XVI, na Itália, e caracterizado por forte influência religiosa, devido ao contexto histórico marcado pela Reforma Protestante e pela Contrarreforma.
Quais são as principais temáticas dos textos barrocos?
Principais temáticas: fragilidade humana, fugacidade do tempo, crítica à vaidade, contradições do amor. É preciso ressaltar que a presença de luz e sombra, nos textos barrocos, normalmente, está associada à juventude (luz) e à velhice (sombra).
Quais foram os fatos históricos que influenciaram nas obras dos autores barrocos?
Dois fatos históricos, no século XVI, foram de grande influência nas obras dos autores barrocos: a Reforma Protestante e a Contrarreforma. Essa última ocorreu como uma reação diante da perda de fiéis devido ao protestantismo (luteranismo e calvinismo).
O que foi o movimento barroco na literatura?
O Barroco foi um período do século XVI marcado pela crise dos valores Renascentistas, gerando uma nova visão de mundo através de lutas religiosas e dualismos entre espírito e razão. O movimento envolve novas formas de literatura, arte e até filosofia.
Quais as características do movimento literário Barroco?
As principais características da literatura barroca são o fusionismo, o cultismo e o conceptismo. No Brasil, os dois principais escritores desse estilo são Gregório de Matos (1636-1696), autor de poesias sacras e satíricas, além de Pe. António Vieira (1608-1697), com seus sermões.
O que foi o Barroco e suas características?
O Barroco foi um estilo artístico nascido na Itália no século XVI que se espalhou pelos países da Europa e pela América Latina. Caracterizado pela dualidade entre o antropocentrismo e teocentrismo, o Barroco permaneceu vivo no mundo das artes até as primeiras décadas do século XVIII.
Quais são as características do barroco brasileiro?
As principais características do barroco literário brasileiro são:Linguagem dramática;Racionalismo;Exagero e rebuscamento;Uso de figuras de linguagem;União do religioso e do profano;Arte dualista;Jogo de contrastes;Valorização dos detalhes;More items...
O que não é característica do barroco?
(CENTEC-BA) Não é característica do Barroco a: tentativa de reunir, num todo, realidades contraditórias. angústia diante da transitoriedade da vida. preferência pelos aspectos cruéis, dolorosos e sangrentos do mundo, numa tentativa de mostrar ao homem a sua miséria.
Qual é a principal característica da arte barroca?
A Arte Barroca é conhecida pelos detalhes, requinte e elegância exagerados. Desenvolveu-se no século XVII em uma época bastante significativa para a civilização no Ocidente, pois nesse momento ocorriam grandes transformações que revolucionaram a sociedade vigente.
Qual foi a importância do barroco?
O Barroco teve uma grande importância artística e cultural no Brasil e deixou legados na arquitetura, na pintura e na estatuária até os dias de hoje em muitas cidades brasileiras, a exemplo do Rio de Janeiro, Ouro Preto, Salvador e Recife.
O que marcou o período barroco?
Barroco é o nome de um estilo de época surgido no final do século XVI, na Itália, e caracterizado por forte influência religiosa, devido ao contexto histórico marcado pela Reforma Protestante e pela Contrarreforma.
Contexto
O Barroco foi um período do século XVI marcado pela crise dos valores Renascentistas, gerando uma nova visão de mundo através de lutas religiosas e dualismos entre espírito e razão. O movimento envolve novas formas de literatura, arte e até filosofia.
Arte Barroca
O Barroco tem manifestações nas artes plásticas, na música e na literatura. Cada esfera artística tem sua maneira de expressar a dualidade do homem barroco e sua tentativa de fundir valores contraditórios, como o gosto pelas coisas terrenas e a salvação pela fé. Na pintura, é possível identificar o contraste entre claro e escuro.
Barroco no Brasil
As primeiras manifestações da literatura barroca brasileira ocorreram na Bahia, centro político e comercial da colônia durante o ciclo da cana-de-açúcar. Para muitos especialistas, os primórdios da literatura brasileira remontam a esse período.
Contexto del barroco
A finales del siglo XV, Cristóbal Colón descubrió América y durante el XVI se llevaron a cabo las distintas campañas colonizadoras. Además, Nicolás Copérnico formuló su teoría heliocentrista, la cual señalaba que el universo gira en torno al Sol y no a la Tierra, antigua creencia que llevaba a afirmar que el ser humano era el centro del universo.
Características del barroco
La ruptura con los modelos clásicos y renacentistas fue una de las vías principales para el desarrollo de la estética barroca. En pintura, por ejemplo, se abandonaron los modelos lineales y simétricos para abogar por una representación diluida y dinámica, destinada a plasmar figuras palpitantes y complejas que transmitieran dina-mismo y movimiento.
Características do Barroco
O Barroco é um estilo de época marcado pela oposição e pelo conflito, o que acaba revelando uma forte angústia existencial. Dessa forma, as obras literárias dessa época apresentam visões opostas (aproximação de opostos), tais como:
Barroco na Europa
O Barroco surgiu na Itália e espalhou-se pela Europa e América. No entanto, os maiores nomes da literatura barroca europeia são os espanhóis Luis de Góngora (1561-1627) e Francisco de Quevedo (1580-1645). Já o Barroco português (1580-1756) contou com estes autores:
A arte barroca na Europa
O estilo barroco teve início na Itália sendo, posteriormente, desenvolvido em outros países europeus na pintura, na arquitetura, na escultura, na música e na literatura.
O Barroco no Brasil
O Barroco no Brasil foi introduzido por intermédio dos jesuítas, no fim do século XVI. Só partir do século XVII, generaliza-se nos grandes centros de produção açucareira, especialmente na Bahia, através das igrejas.
O contexto histórico do barroco: resumo
O Concílio de Trento, realizado de 1545 a 1563, causou grandes reformas no Catolicismo, em resposta à Reforma Protestante de Martinho Lutero. Assim, a autoridade da Igreja de Roma foi vigorosamente reafirmada, depois de perder muitos fiéis.
Contexto histórico do barroco
As manifestações barrocas têm como contexto histórico a ocorrência da Reforma e da Contrarreforma, as quais agitaram, sobretudo, a Europa a partir do século XVI.
Características do barroco
A estética barroca apresenta, em relação ao conteúdo, predileção em expressar o conflito entre a visão antropocêntrica, em que todas as coisas estão centradas no próprio homem, e a visão teocêntrica, em que o Deus cristão é o centro do Universo.
Barroco no Brasil
No Brasil, as manifestações artísticas barrocas na arquitetura, na pintura e na música surgem, no século XVIII, na região de Minas Gerais, em razão da exploração do ouro.