Receiving Helpdesk

a história de ester

by Earline Conroy Published 3 years ago Updated 3 years ago

A história de Ester: Ester se torna rainha Certo dia, o rei da Pérsia realizou uma festividade para o povo na fortaleza de Susã. Enquanto ele dava um banquete para homens, sua esposa, a rainha Vasti, oferecia um banquete às mulheres na casa real.

Full Answer

Qual a importância da história de Ester?

A história de Ester: Ester se torna rainha Certo dia, o rei da Pérsia realizou uma festividade para o povo na fortaleza de Susã . Enquanto ele dava um banquete para homens, sua esposa, a rainha Vasti, oferecia um banquete às mulheres na casa real.

Qual é o significado do nome de Ester?

A nova esposa do rei. Passado algum tempo, o rei, por conselho de seus sábios, resolveu convocar todas as mulheres virgens e bonitas do reino. Após uma seleção, ele iria escolher sua nova rainha. Morava naquela cidade um homem Judeu, que tinha sido trazido cativo de Israel para a cidade de Susã. O homem morava com sua prima, Hadassa (Ester ...

Por que não seguir as lições da história de Ester?

Conheça a história de Ester, a mulher da judeia que se tornou rainha da Pérsia. Ester deu um excelente exemplo de coragem, humildade e modéstia. Embora fosse...

Quem foi Ester na Bíblia?

A História de Ester: With Fabiana Alvarez, Renato Borghi, Daniela Camargo, Alexia Dechamps.

Qual é a história da Ester na Bíblia?

Ester era uma moça judia criada por Mordecai, e que se torna rainha ao se casar com o rei Assuero. Hamã (primeiro minitro do reino) faz um plano para matar todos os judeus e chega a contruir no quintal de sua própria casa uma forca para matar Mordecai.

Qual é a verdadeira história de Ester?

Ester era filha de Avihail (ou Abigail) da tribo de Benjamim, uma das duas tribos que constituíam o Reino de Judá antes de sua destruição pelos babilônios e das deportações da elite do reino para as províncias do Império Persa.

O que nos ensina o livro de Ester?

Por que estudar esse livro? O livro de Ester traz um exemplo excelente do poder e da influência para o bem que uma pessoa pode exercer. Na condição de judia exilada na Pérsia, Ester chegou à alta posição de rainha da Pérsia e depois se viu diante da possibilidade de ser executada juntamente com o restante de seu povo.

O que fez Ester para salvar o seu povo?

Ela pediu que todo povo jejuasse e orasse durante três dias para que Deus desse a ela uma estratégia como livrar seu povo e sua vida da morte. Deus quer nos usar e precisamos de coragem e força para que Ele cumpra seus sonhos em nossas vidas.

Qual era o segredo de Ester?

De acordo com o versículo 10, por que o rei não sabia que Ester era judia? (Ester manteve sua identidade em segredo. Mardoqueu, seu primo e o homem que a criou como filha, instruiu-a a não revelar que ela era judia.)

O que aprendemos com a vida de Ester?

Fé é persistência. Quando Ester arriscou sua vida e caminhou em direção ao rei para implorar por sua nação, ela sentiu a presença divina começar a deixá-la. Ela se sentia fraca e com medo, como se não pudesse continuar. Mas fé não significa que sempre nos sentimos fortes e corajosos.

Qual é o significado do nome de Ester?

Possui relação com o persa, cujo nome é encontrado na versão Stara, dos povos da antiguidade Caldeus Ishtar​, do Hitita Shittar e no latim do Stella. A partir das diversas variações do nome Ester, a tradução literal é estrela, fazendo referência ao astro que ilumina os céus junto do astro mãe, a lua.

Qual foi a oração de Ester?

A oração de Ester Ela orou ao Senhor, o Deus de Israel, dizendo: 28[11] «Ó meu Senhor, nosso Rei, tu és o único Deus. Salva-me, pois estou sozinha; tu és a minha única ajuda e estou prestes a arriscar a minha vida.

Quais são as características de Débora?

Ela foi a única mulher citada no contexto bíblico que conquistou um cargo político reconhecido e dado por seu povo. Consta que ela era casada e o seu marido se chamava Lapidote, ela tinha uma vida simples, profetizava e aconselhava as pessoas ao ar livre, debaixo das palmeiras.

Por que Ester jejuou?

Ester fez esse jejum para se preparar para salvar seu povo, Ester corria risco de vida mas, se não fizesse nada, todo seu povo iria morrer, o seu jejum foi uma consagração especial, buscando livramento divino. Portanto, é um jejum de mudança de sorte. É um jejum que trará o favor do Rei dos reis.

Qual foi o pedido de Ester ao rei?

Quando era a vez de Ester ser apresentada ao rei Assuero, ela sabiamente pediu a Hegai para ajudá-la. Quem mais sabia mais sobre os gostos do rei do que ele? Hegai sabia o que Ester deveria fazer e o que ela deveria vestir.

História de Ester

A história de Ester está registrada no livro da Bíblia que leva o mesmo nome da personagem. Nos dez capítulos que formam o Livro podemos ver tramas e reviravoltas que tornam a história de Ester dignas de filmes hollywoodianos. É importante saber que Ester não é o nome verdadeiro dela, o seu nome era Hadassa, que significa sorte.

Importância de Ester

A história de Ester é um marco na história de Israel, pois suas ações impediram um genocidio do povo de Deus. O dia treze do primeiro mês que deveria ser o fim dos judeus, tornou-se um dia de celebração ao livramento dado por Deus. Nesse dia é comemorado a festa dos Purins. Nessa festa é lido o Livro de Ester.

Teologia de Ester

Apesar de o livro de Ester não fazer nenhuma referência direta a Deus, ele é um livro onde a presença de Deus é notória do início ao fim. Você pode ver a providência divina em cada passagem da história de Ester.

A História de Ester: Povo de Deus sob ameaça

Um certo homem chamado Hamã foi promovido pelo rei. Este ocupou uma posição acima de outros nobres. Era uma posição tão alta que todos deveriam se curvar diante dele.

A História de Ester: Atitudes e colheita

Disposta a salvar seu povo, Ester comparece diante do rei mesmo sem ser chamada. Este ao vê-la tem misericórdia dela e lhe poupa a vida estendendo seu cetro.

A História de Ester: A alegria dos salvos

Eis que finalmente chegou o dia tão aguardado pelos inimigos dos judeus. Estes pensavam que iriam destruí-los, mas o que acontece foi o contrário, eram os judeus que venciam seus inimigos.

Ester se torna rainha

Durante uma festa, o rei Xerxes da Pérsia ficou embriagado e mandou chamar sua esposa Vasti para mostrar sua beleza aos seus convidados: príncipes e súditos de vários povos. Mas a rainha Vasti se recusou ir e o rei ficou muito zangado com ela, mandando-a embora.

O plano de Hamã

Hamã era um príncipe importante do império persa que não gostava de Mardoqueu, porque Mardoqueu não se curvava diante dele. Hamã decidiu então se vingar e matar todo o povo judeu. O rei, que não sabia que Ester era judia, deixou Hamã fazer o que queria. Então Hamã marcou uma data e se preparou para o dia da matança ( Ester 3:12-13 ).

Ester intervém

Mardoqueu contou o plano de Hamã a Ester e lhe pediu para interceder por seu povo ao rei. Ester teve medo porque ninguém podia entrar na presença do rei sem ser chamado, sob pena de morte. Então ela pediu que todos os judeus jejuassem durante três dias, depois ela foi falar com o rei ( Ester 4:15-16 ).

O rei Assuero e a rainha Vasti

Essa parte da história está escrita com detalhes nesse artigo. Basicamente, o rei Assuero pediu para a rainha Vasti desfilar diante dos convidados e ela se recusou, então o rei ordenou que fosse escolhida outra mulher para ocupar o lugar da rainha Vasti.

A nova esposa do rei

Passado algum tempo, o rei, por conselho de seus sábios, resolveu convocar todas as mulheres virgens e bonitas do reino. Após uma seleção, ele iria escolher sua nova rainha.

O atentado contra a vida de Assuero

Mardoqueu sempre vinha visitar Ester, e ela ficava esperando por ele na porta do palácio. Certo dia, ouviu dois servos que trabalhavam no palácio, indignados, tramando tirar a vida do rei Assuero. Mardoqueu relatou tudo isso para Ester que por fim contou a Assuero.

Hamã e Mardoqueu

O rei Assuero decidiu honrar um homem que morava em seu palácio chamado Hamã, este era Agagita. O rei ordenou que todos se prostrassem na presença de Hamã. Mas Mardoqueu descumpria essa ordem e não se dobrava aos pés de Hamã, porque era judeu e se mantinha fiel a Deus. Alguns empregados do palácio contaram isso a Hamã e ele ficou muito irritado.

O luto do povo e a resposta de Ester

Quando Mardoqueu ficou sabendo do decreto do rei ele rasgou as suas vestes e se vestiu de pano e cinzas. Essa prática era tradição entre os judeus para expressar tristeza. Mardoqueu se dirigiu a entrada do palácio e lá pranteou a situação de seu povo. A rainha Ester ao saber disso, enviou roupas para cobrir seu tio, mas ele não as aceitou.

O convite de Ester

Ester vestiu suas melhores roupas e entrou no pátio interno do palácio do rei. Ao avistá-la, o rei se agradou de Ester e estendeu o cetro de ouro para ela, o que simbolizava que ela não seria morta se chegasse perto dele.

A insônia do rei

O rei Assuero, naquela noite, perdeu o sono e mandou que lhe trouxessem o livro de registro de crônicas, onde ficava escrito tudo o que acontecia no palácio.

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z 1 2 3 4 5 6 7 8 9